30 junho 2007
PARABÉNS...

submetido por Lourdes em 14:59 | 5 comentários
25 junho 2007
Nos últimos dias antes das férias…
Maravilhas do Mundo
1 - Machu Picchu
2 - Taj Mahal
3 - Torre Eiffel
4 - Grande Muralha da China
5 - Acrópole de Atenas
6 - Estátuas da Ilha da Páscoa
7 - Estátua da Liberdade
Maravilhas de Portugal
1 - Mosteiro dos Jerónimos
2 - Torre de Belém
3 - Mosteiro da Batalha
4 - Templo de Diana de Évora
5 - Castelo de Guimarães
6 - Ruínas de Conímbriga
7 - Palácio Nacional da Pena
A Turma I do 6º Ano

despediu-se assim da
Directora de Turma




submetido por Lourdes em 19:56 | 7 comentários
21 junho 2007
Final do Ano Lectivo


Á direita a Directora de Turma
Os alunos também se organizaram e mostraram que sabem fazer teatro. Eles presentearam-nos, assim, com as suas iniciativas e afectos.
Todos os professores estão gratos pela vossa iniciativa.




Montaram uma exposição no pavilhão administrativo


As professoras da Disciplina e responsáveis pela actividade são:
No dia 20 de Junho de 2007, abriram as urnas à comunidade escolar envolvendo todos alunos, professores e funcionários.
submetido por Lourdes em 18:59 | 2 comentários
16 junho 2007
Azulejando pela Escola Conde de Oeiras...


***
O azulejo está associado à arquitectura. É utilizado no interior e no exterior dos edifícios como elemento decorativo.
Em Portugal, o azulejo assumiu-se como um importante suporte para a expressão artística."
O João, a Sofia e a Susana na execução do trabalho


O Azulejo da esquerda é da Maria, da Turma E, e o da direita é da Marta Marques, da Turma I, ambas alunas do 6ºAno
Para veres mais trabalhos clica do lado esquerdo do blog, onde diz
submetido por Lourdes em 15:56 | 8 comentários
13 junho 2007
Os pintores que pintámos...
Esta pesquisa sobre o pintor também foi feita pela Marta Granadeiro:
A sua vida foi toda um malogro. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, na sua época. Foi incapaz de constituir família, incapaz de custear a sua própria subsistência, mesmo incapaz de manter contactos sociais. Sucumbiu a uma doença mental.
A sua fama póstuma (após a morte) cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas obras em Paris, a 17 de Março de 1901.
Somente após a sua morte reconheceram o seu valor. O público, que o tinha desprezado durante toda a sua existência, veio, depois da sua morte como tantas vezes lamentavelmente acontece, a dar o devido valor quer à sua vida como à sua obra.
A influência de Van Gogh no expressionismo, fauvismo e abstraccionismo foi notória e pode ser reconhecida em variadas frentes da arte do século XX. Van Gogh foi mesmo pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas.

A Carolina Conceição fez um tralho de pesquisa sobre Matisse e reproduziu um dos seus quadros
Henri Matisse - Pintor francês, nasceu em 1869, no Norte de França. Abandonou os estudos de Direito para se dedicar à Pintura, tornando-se aluno de Gustave Moreau na Escola de Belas-Artes de Paris.

A Inês reproduziu um quadro de Monet e também nos fez este trabalho de pesquisa
Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de Novembro de 1840 — Giverny, 5 de Dezembro de 1926) foi um pintor francês, o mais célebre entre os pintores impressionistas.
O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão do pôr-do-sol", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, Nascer do Sol – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha."
A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adoptaram o título, sabendo da revolução que estavam a iniciar na pintura.
Monet sofreu de catarata no fim da sua vida, a doença atacou-o por causa das muitas horas com os olhos expostos ao sol, pois gostava de pintar ao ar livre em diferentes horários do dia e em várias épocas do ano, o que foi outra característica do Impressionismo.
Durante sua doença, Monet não parou de pintar; usou nessa época de vida cores mais fortes, como o vermelho-carne, vermelho goiaba, cor tijolo, entre outros vermelhos e cores mais fortes.
Em 1911, com o falecimento de Alice e o seu problema de visão, Monet perdeu um pouco a vontade de viver e pintar. Sua vontade só seria animada com a amizade de Georges Clémenceau, que lhe escrevia cartas de apoio.
O Rui e a Filipa, autores dos quadros da esquerda e da direita, bem como os anteriormente citados são todos alunos da
Turma J do 5ºano da
Escola Conde de Oeiras
submetido por Lourdes em 21:19 | 6 comentários
10 junho 2007
10 de Junho - também se pinta em português

O curso não satisfaz o seu génio criativo, por isso parte para Paris, em 1906, instalando-se em Montparnasse com a intenção de continuar a estudar. As suas primeiras experiências artísticas conhecidas foram desenhos e caricaturas, depois dedicou-se à pintura. Poder-se-á dizer que foi um pintor impressionista, expressionista, cubista, futurista mas sempre recusou qualquer modelo. Apesar das múltiplas influências procurava a originalidade e a criatividade na sua obra.
Em 1910 esteve alguns meses em Bruxelas e, em 1911, expôs trabalhos no Salon des Indépendants, em Paris, aproximando-se progressivamente das vanguardas e de artistas como Amedeo Modigliani, Constantin Brancusi, Alexander Archipenko, Juan Gris e Robert Delaunay. Em 1912 publicou um álbum com vinte desenhos e, em seguida, copiou o conto de Gustave Flaubert, "La Légende de Saint Julien l'Hospitalier", trabalhos ignorados pelos apreciadores de arte, à data.
Voltou a Portugal, onde teve a ousadia de realizar duas exposições, respectivamente no Porto e em Lisboa. Nesse ano participou ainda no Herbstsalon da Galeria Der Sturm, em Berlim. Em 1914, encontrou-se em Barcelona com Antoni Gaudí, parte depois para Madrid onde é surpreendido pelo início da I Guerra Mundial. Regressou então a Portugal, onde iniciou meteórica carreira na experimentação de novas formas de expressão, tendo pintado com grande constância ao ponto de, em 1916, expor no Porto 114 obras com o título "Ab



Em 1949, participa no 1º Salão de Cerâmica Moderna e três anos mais tarde faz a sua 1ª exposição individual.
Mas foi em 1954 que teve a sorte de, ao ter dois quadros em exposição, por lá passou Helena Vieira da Silva, pintora portuguesa, como sabem, famosíssima em França e lá residente, até à sua morte, que reparando nas obras, dirigiu-se a Cargaleiro e disse-lhe:
“ – Você tem imenso talento, não fique aqui". E insiste para que vá para Paris.
Cargaleiro vai para Paris, convive com pessoas ligadas à pintura e aí monta o seu atelier. Tendo-lhe sido cortada a Bolsa que conseguira, ao cabo de um ano, por não pretender voltar a Portugal, sobrevive graças à cerâmica, começando posteriormente a ser famoso como pintor.
Segundo entendidos, a sua pintura é muito influenciada por Vieira da Silva, ao que o pintor responde que “a afinidade entre eles é natural”.
submetido por Lourdes em 15:06 | 4 comentários
06 junho 2007
À descoberta de Pintores do século XIX e XX


"Apesar de nascido em Paris, Gauguin viveu os primeiros sete anos de sua vida em Lima, no Peru, para onde seus pais se mudaram após a chegada de Napoleão III ao poder.
De volta à França, em 1855, Gauguin estudou em Orléans e, aos 17 anos, ingressou na marinha mercante e correu o mundo.
Aos 35 anos, após a quebra da Bolsa de Paris, tomou a decisão mais importante de sua vida: dedicar-se totalmente à pintura. Começou assim uma vida de viagens, que resultou numa produção artística singular e determinante das vanguardas do século XX. Ao contrário de muitos pintores, não se incorporou no movimento impressionista da época. Expôs pela primeira vez em 1876."

" Nasceu na Suiça em 1879.
Este pintor desde pequeno que se interessou por desenhar e pintar. Os temas que escolhia eram fantasias, nunca temas reais.
Em 1901 Klee foi para Itália com o seu colega de curso Hermann Haller e aí, naturalmente, estudou e explorou os tesouros artísticos desse país.



O seu pai era professor na escola de Belas Artes e desde logo influenciou o filho.
Os trabalhos de Picasso são uns dos mais originais de todos os tempos. A sua pintura passou por vários períodos, entre eles o período Azul e o período Rosa. Foi um pré-cubista e mais tarde um cubista. Uma das pinturas de Picasso é a “Guernica”, que nos mostra os horrores da guerra de Espanha. Hoje este e muitos dos seus quadros estão expostos em vários museus do mundo.
A Beatriz disse:
"o quadro que eu pintei é um retrato de Dora Maar que foi uma das mulheres de Picasso".


O Tiago enquanto pintava, em baixo, à direita.
Estes são alguns dos alunos e dos seus trabalhos do 5º Ano, da turma J, da Escola Conde de Oeiras. Outros serão divulgados oportunamente.
submetido por Lourdes em 17:26 | 2 comentários