Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


13 junho 2007

Os pintores que pintámos...

A Marta não queria reproduzir um quadro de Van Gogh mas,
com algum convencimento meu, vejam o que fez

" Ó professora, é muito dificil, não sou capaz."


No fim disse: "- Afinal era difícil, mas até consegui e gostei de o fazer."



Esta pesquisa sobre o pintor também foi feita pela Marta Granadeiro:



Vincent Willem Van Gogh (Zundert, 30 de Março de 1853 29 de Julho de 1890) foi um pintor holandês, considerado o maior de todos os tempos desde Rembrandt, apesar de durante a sua vida ter sido marginalizado pela sociedade.


A sua vida foi toda um malogro. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, na sua época. Foi incapaz de constituir família, incapaz de custear a sua própria subsistência, mesmo incapaz de manter contactos sociais. Sucumbiu a uma doença mental.


A sua fama póstuma (após a morte) cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas obras em
Paris, a 17 de Março de 1901.


Somente após a sua morte reconheceram o seu valor. O público, que o tinha desprezado durante toda a sua existência, veio, depois da sua morte como tantas vezes lamentavelmente acontece, a dar o devido valor quer à sua vida como à sua obra.

A influência de Van Gogh no expressionismo, fauvismo e abstraccionismo foi notória e pode ser reconhecida em variadas frentes da arte do século XX. Van Gogh foi mesmo pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas.


O
Museu van Gogh em Amesterdão é dedicado ao seu trabalho e ao dos seus contemporâneos.








A Carolina Conceição fez um tralho de pesquisa sobre Matisse e reproduziu um dos seus quadros


Henri Matisse - Pintor francês, nasceu em 1869, no Norte de França. Abandonou os estudos de Direito para se dedicar à Pintura, tornando-se aluno de Gustave Moreau na Escola de Belas-Artes de Paris.

Familiarizou-se com os pintores do pós-impressionismo, particularmente com Cézanne. O pontilhismo inspirou-lhe cores mais fortes e arrojadas e dessa técnica surgiu o fauvismo. Em Mulher com Chapéu (1905) as pinceladas são vigorosas e as cores abrangem áreas maiores. A cor passa a assumir um papel predominante na obra de Matisse.

Em Bonheur de Vivre (1906) aborda um tema pastoril, clássico e sereno. Este quadro corresponde ao abandono definitivo do neo-impressionismo.

Em 1908 já adquirira uma reputação internacional, os seus quadros eram expostos na Alemanha. A exposição de Nova Iorque em 1913, apresentando a arte moderna aos americanos, incluía 13 trabalhos de Matisse. Neste período concebeu quadros que vieram a ser reconhecidos como as obras-primas do século XX.

O seu estilo tornou-se muito versátil, incluindo trabalhos austeramente geométricos e exuberantemente decorativos. As viagens ao Norte de África, Itália, Espanha e Taiti acrescentaram cores mais ricas e imagens e padrões exóticos.

Nos anos 40 instalou-se definitivamente na Riviera, onde produziu A Cortina Egípcia e Mesa de Jantar - Harmonia em Vermelho. Veio a falecer em Nice, a 3 de Novembro de 1954. No fim da vida, a paixão pelo desenho e pela cor resultou nos guaches em recortes da série dos Nus Azuis (1952) e de Recordação da Oceânia (1953). O último trabalho traduziu-se na decoração da Capela do Rosário, perto de Nice, o que incluiu o projecto das janelas, dos murais e praticamente de todos os objectos interiores e exteriores.



A Inês reproduziu um quadro de Monet e também nos fez este trabalho de pesquisa

Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de Novembro de 1840Giverny, 5 de Dezembro de 1926) foi um pintor francês, o mais célebre entre os pintores impressionistas.

O termo
impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão do pôr-do-sol", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, Nascer do Sol – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha."
A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adoptaram o título, sabendo da revolução que estavam a iniciar na pintura.

Monet sofreu de
catarata no fim da sua vida, a doença atacou-o por causa das muitas horas com os olhos expostos ao sol, pois gostava de pintar ao ar livre em diferentes horários do dia e em várias épocas do ano, o que foi outra característica do Impressionismo.
Durante sua doença, Monet não parou de pintar; usou nessa época de vida cores mais fortes, como o vermelho-carne, vermelho goiaba, cor tijolo, entre outros vermelhos e cores mais fortes.

Em
1911, com o falecimento de Alice e o seu problema de visão, Monet perdeu um pouco a vontade de viver e pintar. Sua vontade só seria animada com a amizade de Georges Clémenceau, que lhe escrevia cartas de apoio.



O Rui e a Filipa, autores dos quadros da esquerda e da direita, bem como os anteriormente citados são todos alunos da

Turma J do 5ºano da

Escola Conde de Oeiras

submetido por Lourdes em 21:19

6 Comentários:

  • gostei de todos os quadros mas gostei mais do do felipe porque era de Magritte e eu no 5 ano fiz um igual.Eu amanha entrego as coisas sobre a mufla e a cozedura de azulejos.

    António Afonso nº8 6ºE

    Por Anonymous Anónimo, em 5:23 da tarde  

  • Estão todos fantásticos, mas a noite estrelada do Van Gogh dá vontade de olhar para as estrelas e adormecer com elas.
    Parabéns aos meninos e à Professora.
    Beijiiiiiinhos

    Por Blogger Paideia, em 7:37 da tarde  

  • Obrigado pelo teu comentário.
    Os meninos estão de facto de parabéns.
    Para mim o importante é fazê-los sentir e ver com olhos de ver. "A prática é o superior conhecimento da razão".
    Beijiiiinho

    Por Blogger Lourdes, em 7:02 da tarde  

  • Ola pofessora.
    Gostei muito da apresentação dos nossos trabalhos, principalmente do da Marta Granadeiro ficou muito gira.
    Gostei muito de fazer o meu trabalho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comprimento.
    Inês nº12 5ºj

    Por Anonymous Anónimo, em 7:40 da tarde  

  • Olá Inês
    O teu trabalho ficou muito bem
    beijo

    Por Blogger Lourdes, em 9:24 da tarde  

  • olá professora os trabalhos estávam mesmo giros gostei de tudo.
    ADEUS

    AFONSO LIMÃO Nº2 6ºE

    Por Anonymous Anónimo, em 8:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal