Title image

links


links

links


links


dot Trabalhos dos alunos


28 novembro 2008

Os Alunos da turma H do 5º Ano



O que têm feito






































Depois da visita à exposição de pintura de Paula Rego, os alunos na aula de E.V.T. deram asas à imaginação sonhando e contando eles as suas histórias pictóricas.















































Diogo então, dás-me uma ajuda?

Os trabalhos expostos são: da esquerda para a direita e de cima para baixo 1-João Sacadura,
2-Francisco Sacadura , 3-Madalena Morão , 4- 5-Frederico, 6-Francisca, 7- Sofia, 8- Maria Ana , 9 -Diogo, 10-Francisco Limão, 11- Pilar, 12- 13- Margarida, 14- Afonso Mendes, 15- Ana Alice,
16- Rui Abrantes

submetido por Lourdes em 23:05 | 13 comentários

16 novembro 2008

Marionetas

Quando eu era mais ou menos da tua idade, na praia, a criançada corria ao chamamento do som de um tambor...
Eles estão a chegar! Vêm aí os «Robertos»!


... lá ficávamos nós a assistir ao teatro dos bonecos. Este teatro era feito por pessoas que movimentavam uns bonecos, conhecidos por «Robertos», que são, afinal, as marionetas.

Quem é capaz se me dizer o que fazem as marionetas?

Já alguma vez viste ou fizeste um teatro de marionetas?




Eu estou hoje a falar disto porque há dias, no dia 5 de Novembro, fui à reabertura do Museu da Marioneta em Lisboa. Vê tu o que eu encontrei por lá

Esta marioneta é mesmo muito grande






Vê se conheces este conjunto. Eles estavam lá a dar um concerto.
Se não souberes quem são, pergunta aos teus pais se os conhecem





O Museu da Marioneta foi criado em 1987, no Convento das Bernardas, edifício datado de 1653. Grande parte do espólio de Francisco Capelo, depositado neste museu, é constituído por peças de origem portuguesa, pertencentes à Companhia das Marionetas de São Lourenço. Mas também encontras muitas outras marionetas vindas de várias partes do mundo.




Está patente ao público até 31 de Dezembro, de Terça a Domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h, a exposição «O Regresso dos Animais», com máscaras do Mali


Desafia os teus pais, vai até lá, vê o programa e diverte-te


http://www.museudamarioneta.egeac.pt/

submetido por Lourdes em 16:29 | 9 comentários

07 novembro 2008

Paula Rego


Os alunos do 5º ano da turma H, da Escola Conde de Oeiras, na 4ª feira passada, tiveram as aulas das disciplinas de Língua Portuguesa (com a professora Isabel Serra) e de Educação Visual e Tecnológica (com as professoras Lourdes Calmeiro e Rita Gomes) fora da escola. Fomos todos à Casa Museu Manuel Brito, no Palácio Anjos, em Algés.




Manuel Brito foi um dos primeiros e maiores galeristas e livreiros portugueses do século XX. Abriu a porta da sua galeria a jovens artistas que hoje são reconhecidos como dos mais importantes artistas da arte portuguesa.

à esquerda retrato de Manuel Brito



A Ana foi a monitora que orientou a nossa visita


Fomos ver, aprendendo a ver e, até, a ouvir um quadro. No caso concreto, estivemos a ver algumas obras de pintura de Paula Rego.






A pintora, desde pequena, que elegeu o desenho e a pintura como forma de ver e comunicar. Os seus quadros reflectem a forma como vê o mundo que a envolve e, ainda, um outro mundo: o da imaginação.


Os alunos viram os quadros e foram convidados a descrever o que viam





Escreveram as palavras que lhes foram surgindo ao olhar o quadro...

...a acção foi continuando. Os alunos estiveram interessados e paticipativos




Dois dos quadros da pintora Paula Rego expostos











Terminámos a sessão ao som de música, que embalou os braços e as mãos, deixando a imaginação fluir sobre as folhas de papel.
Fotos de Lourdes Calmeiro e Rita Gomes

submetido por Lourdes em 18:37 | 6 comentários

01 novembro 2008

Monograma

É minha amiga, é Professora de Português, nas Caldas da Rainha, na Escola D. João II, também tem um blog, o Jardim das Letras. Na última visita que me fez, aqui neste espaço, Lígia Lima deixou o seguinte comentário:



«Reflectindo sobre a origem da palavra: do grego 'monógrammos', isto é 'mónos', que significa único e 'gramma' que significa letra. Assim chegamos à definição das tais letras iniciais das palavras que constituem um nome, e se entrelaçam de forma mais ou menos artística. »




Monogramas pessoais criados pelos alunos










Entrelaçando tecnologias os alunos identificaram as capas, com monogramas pessoais e ainda utilizando o computador (programa Word)

5º Ano Turma A da Escola Conde de Oeiras em Oeiras



Vê mais trabalhos clicando em Trabalhos dos alunos


submetido por Lourdes em 21:48 | 18 comentários