Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


16 novembro 2008

Marionetas

Quando eu era mais ou menos da tua idade, na praia, a criançada corria ao chamamento do som de um tambor...
Eles estão a chegar! Vêm aí os «Robertos»!


... lá ficávamos nós a assistir ao teatro dos bonecos. Este teatro era feito por pessoas que movimentavam uns bonecos, conhecidos por «Robertos», que são, afinal, as marionetas.

Quem é capaz se me dizer o que fazem as marionetas?

Já alguma vez viste ou fizeste um teatro de marionetas?




Eu estou hoje a falar disto porque há dias, no dia 5 de Novembro, fui à reabertura do Museu da Marioneta em Lisboa. Vê tu o que eu encontrei por lá

Esta marioneta é mesmo muito grande






Vê se conheces este conjunto. Eles estavam lá a dar um concerto.
Se não souberes quem são, pergunta aos teus pais se os conhecem





O Museu da Marioneta foi criado em 1987, no Convento das Bernardas, edifício datado de 1653. Grande parte do espólio de Francisco Capelo, depositado neste museu, é constituído por peças de origem portuguesa, pertencentes à Companhia das Marionetas de São Lourenço. Mas também encontras muitas outras marionetas vindas de várias partes do mundo.




Está patente ao público até 31 de Dezembro, de Terça a Domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h, a exposição «O Regresso dos Animais», com máscaras do Mali


Desafia os teus pais, vai até lá, vê o programa e diverte-te


http://www.museudamarioneta.egeac.pt/

submetido por Lourdes em 16:29

9 Comentários:

  • Muito interessante!
    E os "Robertos"!!!! Que giro, nunca tinha ouvido falar...

    Por Blogger Andreia, em 9:47 da tarde  

  • Olá, Andreia!
    Acredito que não tenha ouvido falar, destes bonecos. Eles eram conhecidos e tinham mesmo popularidade, nas praias do centro do país apareciam com regularidade foi aí que eu os vi várias vezes na decada de 60 do século XX, agora só os vejo no museu
    Um beijinho Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 10:51 da tarde  

  • Parece que ainda oiço as vozes "de cana rachada" dos Robertos, vindas de dentro da barraquinha montada na praia:
    -Toma! Toma!- gritava um.
    - Ai! Ai! - gemia outro.

    De repente recuei umas boas décadas... É bom recordar estas coisas!
    Beijinhos,

    Lígia

    Por Anonymous Anónimo, em 8:43 da tarde  

  • Achei muito estranho as fotos mas engraçadas
    Do aluno favorito Diogo

    Por Anonymous Anónimo, em 9:50 da manhã  

  • "Os robertos" nunca ouvi tal coisa tão engraçada como o que parece, divirti-me foi com os "Beatles" (será que foram as marionetas mesmo a tocar???) bem adorava ter estado no seu lugar na praia que agora me dava jeito e a ver os robertos:
    - Vêm aí os robertos!!! =) =)

    Por Anonymous Anónimo, em 10:56 da tarde  

  • O francisco é o meu aluno preferido!!!

    Por Anonymous Anónimo, em 10:58 da tarde  

  • O Francisco é mesmo um malandro até já escreve em meu nome... Francisco adoro o teu humor. Quando venho ver os comentários, a minha cara muda de expressão, fico a sorrir e bem disposta. És mesmo um dos 28 alunos preferidos da tua turma... :-)

    Um grande beijinho para ti
    Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 1:57 da tarde  

  • Também fico muito contente ao responder à professora e, se eu fosse o aluno preferido talvez tivesse mais inspiração :(mas talvez nas outras turmas tem algum aluno favorito).

    Por Anonymous Anónimo, em 12:45 da tarde  

  • Professora por acaso já viu o meu comentário dos "Robertos" ontem estive a ver pela 2º vez mas desta vez com o meu pai.

    Por Anonymous Anónimo, em 12:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal