29 setembro 2007
Hergé faz 100 anos

Quem foi Hergé?
Hergé , nome artístico de Georges Remi, nasceu há 100 anos na Bélgica.
No Outono de 1925 cria a sua primeira série de banda desenhada intitulada Les Aventures de Totor, C.P. des Hannetons.
A 1 de Novembro de 1928, sai o primeiro número de Le Petit Vingtième, suplemento infanto-juvenil do jornal, coordenado por Hergé. Aí desenha Les Aventures de Flup, Nénesse,

No dia 10 de Janeiro de 1929, dá inicio, no Petit Vingtième (nº11), Tintin au pays des Soviets, primeira aventura do jovem repórter, a que se seguiram mais 22 aventuras até 1976.
Nasce assim no suplemento juvenil do jornal belga, um discreto desenho com uma legenda que anuncia a chegada de novas personagens Tintin e Milu.
Estes são alguns dos livros das
submetido por Lourdes em 22:04 | 3 comentários
23 setembro 2007
Observar e Registar o Património Natural


É observando o mundo vivo, formado pelos animais e pelas plantas, é sentindo esse mundo que poderemos ter atitudes em defesa desse património.
Foto -Parque dos Poetas-

A presença de uma árvore purifica o ar que respiramos; poderá servir também de habitat de diferentes espécies de aves e, não menos importante, contribui para a humanização e valorização estética dos espaços.
Foto-Junto à escola - "apanha de azeitona"


Alguns objectivos da disciplina de E.V.T.:
-Desenvolver a percepção: Ser capaz de discriminar, táctil e visualmente, as qualidades particulares de um todo.
- Desenvolver a sensibilidade estética.
submetido por Lourdes em 15:10 | 2 comentários
12 setembro 2007
A Escola - ensinar, aprender, educar…
Os alicerces são as ciências da educação, o processo é continuo: “ensino-aprendizagem”, no qual todos somos, em simultâneo, professores e alunos, activos e responsáveis (para o bem ou para o mal).
A educação é uma arte fundamental à vida das crianças, dos jovens e dos adultos. Por outro lado, as artes são um recurso que não podemos ignorar no processo educativo - educar pela arte. É pela educação e pelas artes que os humanos se revelam capazes de superar a sua natureza animal e afirmarem-se como seres racionais e sociáveis.
tendo como tema, a arte e a matemática
adquirindo competências que vão ajudar a expressar ideias, utilizando linguagens de comunicação visual.
submetido por Lourdes em 14:28 | 2 comentários
08 setembro 2007
A Biodiversidade e o Zoo de Lisboa...


Conta com um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental.
em primeiro plano à esquerda, girafa nascida no Parque

Sendo uma solução polémica e, em muitos casos, de objectivos mais do que duvidosos, há jardins que se preocupam de uma forma mais séria do que outros, na divulgação possível do amor pela Natureza.
No que respeita ao Zoológico de Lisboa, a par de alguns esforços visíveis e claros que vão no melhor sentido que atrás se refere, parece-me haver ainda muito a fazer, nomeadamente na criação de espaços interactivos de participação, aproveitamento de jardins já existentes e em franca degradação como espaços recuperados, em que possamos desfrutar também do contacto com a Natureza... e tanto mais que haveria a dizer.
Mas, por favor, acabem urgentemente com aquelas "músicas" gritadas que tanto perturbam os animais como as pessoas, e que em nada contribuem para a criação de um clima de convívio com o meio natural!
submetido por Lourdes em 22:51 | 2 comentários
01 setembro 2007
Olhares num dia de Verão…


É uma vila muito antiga


submetido por Lourdes em 22:20 | 4 comentários