Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


08 setembro 2007

A Biodiversidade e o Zoo de Lisboa...




Fundado em 1883 e inaugurado em 1884, o Jardim Zoológico de Lisboa foi o primeiro parque Zoológico da Península Ibérica.

Foram vários os seus fundadores: Pedro Van der Laan, José Thomaz Sousa Martins e o Barão de Kessler. Contaram com o apoio de personalidades como o Rei D. Fernando II e o conhecido zoólogo e politico José Vicente Barboza du Bocage primo em segundo grau do poeta Manuel Maria Barboza du Bocage .

Hoje o jardim desenvolve e promove um parque, de intuitos didácticos, tanto zoológico como botânico.




Conta com um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental.



em primeiro plano à esquerda, girafa nascida no Parque


No parque habitam vários animais - cerca de 300 espécies - mamíferos, aves, répteis e anfíbios, a par com diversas espécies vegetais.








- Um búfalo nascido no Parque





Dizem-me ser importante a colaboração existente entre o Jardim Zoológico e diversas universidades nacionais e internacionais e instituições públicas para a realização de estágios e projectos de investigação no campo da etologia, biologia e medicina veterinária. Nesse quadro, destaca-se a primeira inseminação artificial de uma fêmea de tigre da Sibéria, realizada em colaboração com a Estação Zootécnica Nacional, que foi a primeira levada a cabo na Europa e uma das poucas que, até hoje, teve sucesso no mundo inteiro.


Os Zoos modernos têm uma função importante: a educação e consciencialização dos humanos para os problemas das outras espécies animais e do meio ambiente.

Sendo uma solução polémica e, em muitos casos, de objectivos mais do que duvidosos, há jardins que se preocupam de uma forma mais séria do que outros, na divulgação possível do amor pela Natureza.

No que respeita ao Zoológico de Lisboa, a par de alguns esforços visíveis e claros que vão no melhor sentido que atrás se refere, parece-me haver ainda muito a fazer, nomeadamente na criação de espaços interactivos de participação, aproveitamento de jardins já existentes e em franca degradação como espaços recuperados, em que possamos desfrutar também do contacto com a Natureza... e tanto mais que haveria a dizer.

Mas, por favor, acabem urgentemente com aquelas "músicas" gritadas que tanto perturbam os animais como as pessoas, e que em nada contribuem para a criação de um clima de convívio com o meio natural!

- Fotos de Lourdes Calmeiro

submetido por Lourdes em 22:51

2 Comentários:

  • Esse site é muito legal, porém não encontrei o que desejo.
    Tratem de providenciar mais coisas se querem que eu entre nesse site novamente.

    Beijos e Abraços apenas se fizerem por merecer.
    Obrigada.
    Atenciosamente à Diretoria.

    Seja Feliz!

    Por Anonymous Anónimo, em 4:20 da tarde  

  • Olá, apareça sempre talvez encontre o que procura neste universo que é nosso, a língua, o Português. Ainda há mais, as nossas culturas tocam-se. Venha descobrir algum ponto na cultura Portuguesa e faça paralelismos com a cultura brasileira.

    Beijos e abraços se entrar no meu desafio. A
    tenciosamente a directoria Felicidades para si

    Por Blogger Lourdes, em 10:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Principal