26 abril 2007
O 25 de Abril na perspectiva de novos artistas plásticos
- assim se denomina a exposição de cartazes
alusivos ao 25 de Abril, patente na Galeria Zé dos Bois


Foram avançadas propostas para reflectir sobre a importância deste dia hoje confrontando-o com a realidade e a utopia dos cartazes originais de 1974.
Estes dois
submetido por Lourdes em 22:15 | 6 comentários
23 abril 2007
25 de Abril de 1974 - a Arte livre...
A criatividade encheu as ruas do nosso quotidiano; a expressão livre dos artistas anima a vida cultural portuguesa.


Painéis de rua, em Alcântara
Em Maio desse mesmo ano, a Sociedade Nacional de Belas Artes organiza reuniões com artistas e surge um grupo o “Movimento Democrático de Artistas Plásticos” que envia para o Ministério de Educação propostas de uma nova política cultural.
Nesse ano, 48 artistas plásticos que faziam parte do Movimento Democrático de Artistas Plásticos pintaram um painel colectivo na Galeria de Belém. A entrada era livre, podendo qualquer um assistir ao desenvolvimento do trabalho.
Um rapaz, com quase a vossa idade, fez este cartaz. O seu nome Dionísio (13 anos), aluno do Liceu Nacional de Leiria


Cartazes de Vieira da Silva e Júlio Pomar
anunciando o 25 de Abril

A Fundação Calouse de Gulbenkan e a Secretaria de Estado da Cultura apoiaram esta iniciativa dos “Pioneiros de Arte Moderna em Portugal”.
Eu era uma estudante adolescente quando aconteceu a Revolução do 25 de Abril de 1974.
submetido por Lourdes em 16:22 | 3 comentários
19 abril 2007
Dia Internacional de Monumentos e Sítios

A visita foi guiada por duas senhoras ligadas ao pelouro da cultura da Câmara Municipal de Oeiras e teve início no Largo 5 de Outubro, local central e historicamente relevante de onde irradia toda a vila de Oeiras.
Depois fomos a um sítio onde estavam a fazer escavações. Aí foi encontrado um mosaico romano com cerca de 2000 anos; havia uma velha casa do século XVII, que foi construída por cima. Através das escavações realizadas, estão a encontrar-se também vestígios pré-históricos.
Fomos visitar a Igreja de Nossa Senhora da Purificação. Apreciámos o exterior e, no interior, soubemos um pouco da sua história. O arquitecto responsável pela obra foi João Antunes; soubemos que a igreja foi construída com donativos vários. A pessoa que deu mais dinheiro para a obra foi António Rebelo de Andrade.
Apreciámos, ainda, a recuperação do Palácio do Egipto que é das construções mais antigas do centro histórico. Fomos, também, visitar a capela de Nossa Senhora da Conceição, onde nos foi contada, também, um pouco da sua história.
Passeámos a pé pelas ruas estreitas; uma delas tem o nome de Alcássimas, que nos prova que os árabes também andaram por aqui. Chamaram-nos a atenção para os arcos que estão junto ao Palácio do Marquês: esse arco servia para separar o espaço privado do espaço público.
- Texto elaborado com base em apontamentos colhidos no local pelas alunas Beatriz Pinto e Raquel Laureano, da Turma J, do 5º Ano
submetido por Lourdes em 21:28 | 11 comentários
12 abril 2007
A Natureza veste-se de cores...
A Turma A do 5ºAno da Escola Conde de Oeiras está a observar flores e já desenharam estas
Sabes o nome de alguma?

São flores campestres ou de jardim?
Diz-me o nome de algumas flores do campo que já tenhas visto.
Desenha uma flor de um jardim
e leva assim um pouquinho de Primavera para casa.
submetido por Lourdes em 18:10 | 3 comentários
08 abril 2007
Cruzamento de culturas...
Páscoa Feliz
submetido por Lourdes em 18:18 | 2 comentários
04 abril 2007
“Entre a Palavra e a Imagem”



Jardim no interior do museu
Artistas portugueses, brasileiros e espanhóis mostram-nos as suas experiências apresentando obras que têm como expressão a comunicação entre os seres humanos através da escrita e da imagem.
Todos os dias estamos rodeados dessas formas de expressão em que a escrita e a imagem por vezes se confundem.
A palavra desde sempre esteve presente na arte. Desde a escrita críptica da pré-história, aos códices medievais; desde as palavras soltas dos cubistas, às marcas publicitárias da pop-arte.
submetido por Lourdes em 15:38 | 4 comentários