Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


23 abril 2007

25 de Abril de 1974 - a Arte livre...

Com o 25 de Abril de 1974 a cor começa por impor-se com
o vermelho dos cravos.

A criatividade encheu as ruas do nosso quotidiano; a expressão livre dos artistas anima a vida cultural portuguesa.

Painéis de rua, em Alcântara

Em Maio desse mesmo ano, a Sociedade Nacional de Belas Artes organiza reuniões com artistas e surge um grupo o “Movimento Democrático de Artistas Plásticos” que envia para o Ministério de Educação propostas de uma nova política cultural.

A arte deixou de ser um acto solitário, isolado, para se tornar uma criação de muitos para muitos. A democratização da cultura estava na “ordem do dia”, ( anteriormente só alguns -muito poucos- tinham acesso à cultura).


Nesse ano, 48 artistas plásticos que faziam parte do Movimento Democrático de Artistas Plásticos pintaram um painel colectivo na Galeria de Belém. A entrada era livre, podendo qualquer um assistir ao desenvolvimento do trabalho.

Acima, fragmentos desse painel.

Nome de alguns artistas envolvidos: Júlio Pomar, Querubim Lapa, João Abel Manta, Helena Almeida, Eduardo Nery, João Vieira... Alguns até foram meus professores.

Um rapaz, com quase a vossa idade, fez este cartaz. O seu nome Dionísio (13 anos), aluno do Liceu Nacional de Leiria






Cartazes de Vieira da Silva e Júlio Pomar

anunciando o 25 de Abril



Exposição de Arte Moderna. Até então a Arte Moderna era rejeitada e menosprezada.


A Fundação Calouse de Gulbenkan e a Secretaria de Estado da Cultura apoiaram esta iniciativa dos “Pioneiros de Arte Moderna em Portugal”.


A expressão artística, agora com liberdade criativa, manifestou-se de várias formas:

Auto-colantes, selos de correio, capas de livros, capas de discos, cartoons, banda desenhada...

Através das imagens deste pequeno artigo viste um pouco do 25 de Abril e a sua influência na vida de todos nós.

O mundo que te rodeia é, hoje, completamente diferente daquele que me rodeava quando tinha a tua idade. Os limites da criatividade alargaram como no céu um arco-íris...

Eu era uma estudante adolescente quando aconteceu a Revolução do 25 de Abril de 1974.

Nesse dia, pela primeira vez, pude sentir e gritar plenamente a LIBERDADE, esse bem tão precioso que faz de nós cidadãos de corpo inteiro.

submetido por Lourdes em 16:22

3 Comentários:

  • ADOREI este post.
    Eu já tinha visto várias vezes o cartaz do Dionísio.
    Bjs.

    Por Anonymous Anónimo, em 8:02 da tarde  

  • Olá stora,

    Acho que este post está bastantes engraçado, achei espantoso o cartaz de Dionísio de 13 anos, e gostei também da ideia do Movimento Democrático de Artistas de pintar um painel colectivo na Galeria de Belém

    Bjs
    Marta Marques 6ºI

    Por Anonymous Anónimo, em 9:24 da manhã  

  • Vim aqui parar por acaso e fiquei deliciada com este post e as informações contidas.
    Acontece que sou investigadora e ando a pesquisar precisamente aqueles tempos subsequentes ao 25 de Abril nas artes plásticas e estou interessada em TUDO que diga respeito ao Movimento Democratico dos Artistas Plásticos e o Painel de Belem. Reparei que tem fotografias desse painel,que eu procuro incessantemente.
    Seria possível facultar-me as informações e as fotos que tem? Estou a escrever tambem sobre o Jose Dias Coelho, morto pela Pide em 1961.
    Aqui deixo o meu email:

    juliacoutinho@gmail.com

    um abraço e... obrigada!

    Por Blogger Júlia Coutinho, em 3:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal