Title image

links


links

links


links


dot Trabalhos dos alunos


10 abril 2011

Jardim Botânico de Lisboa

Visita de Estudo com as turmas B e D do 5º Ano.

Em 1859, o Conselho da então Escola Politécnica de Lisboa escolheu o Monte Olivete para implantação deste Jardim. A sua construção teve o seu início em 1873, sob a orientação do Conde de Ficalho.

A ocupação do arboreto foi ocupar a encosta da sétima colina.

O jardim foi criado para permitir a aproximação de estudiosos e público em geral às plantas e fungos, proporcionando o aumento da literacia científica.

Plantas vindas de várias partes do Mundo e de Portugal, são o património deste museu vivo, que foi criado no século XVIII. As plantas foram chegando a Portugal trazidas das viagens feitas a África, Brasil, Ásia, com destaque para Timor. Entre elas sobressaem Cicadácias, Gimnospérmicas, palmeiras e figueiras tropicais. Sementes de espécies raras e ameaçadas são preservadas no Banco de Sementes.

O Jardim Botânico representa um património de inegável interesse do ponto de vista histórico, cultural e científico. É sua missão contribuir para o conhecimento científico de plantas e fungos, da sua biodiversidade e conservação, criando um complemento prático no ensino e investigação da botânica e preservação ambiental.



Fotografias de Lourdes Calmeiro

Etiquetas:

submetido por Lourdes em 00:00 | 2 comentários