Title image

links


links

links


links


dot Trabalhos dos alunos


28 setembro 2009

Geometria...

O termo "geometria" deriva do grego geometrein, que significa medição da terra (geo=terra, metrein=medição).

A Geometria é a mais antiga manifestação da actividade matemática conhecida.

Já cerca de 3000 a. C. os antigos Egípcios possuíam os conhecimentos de Geometria necessários para reconstituir as marcações de terrenos destruídos pelas cheias do rio Nilo, bem como para construir as célebres pirâmides.

No mundo actual em que vivemos a geometria está presente no quotidiano de todos nós, na natureza e nas construções feitas pelo homem.

A geometria pode ser usada para resolver um determinado problema com caracter de precisão sendo também usada pelos artistas de forma criativa e decorativa.
Em Portugal a geometria é usada em várias formas de expressão artística.

Aqui ficam duas das formas artísticas que fazem parte da nossa identidade como povo.

A Calçada Portuguesa e o Azulejo.

A calçada portuguesa, que faz parte de passeios e praças de Portugal e ainda de outros países por onde outrora fomos passando e deixando a nossa arte de pavimentar passeios de forma artística e ecológica. Sendo mesmo considerada Arte Pública:

O Azulejo é outra forma de expressão artística bem Potuguesa; a geometria é, também aqui, a base de decorações variadas que enriquecem os nossos edifícios. Esta forma é também ela uma forma de Arte Pública:

Fica o desafio: depois de saberes fazer as construções geométricas, cria o teu padrão geométrico para ser aplicado num azulejo...

submetido por Lourdes em 15:03 | 7 comentários

13 setembro 2009

Educação Visual e Tecnológica

É uma disciplina com uma grande componente prática. Este vai ser um espaço para acompanhar, visualizar e apoiar o que vamos fazendo nas aulas e que será tanto mais rico quanto mais rica for a participação de cada um.

Esta é a disciplina onde se incrementam e apuram capacidades psicomotoras que desenvolvem as aptidões psíquicas, tendo a prática como consolidação dos conhecimentos teóricos do mundo em que vivemos.

Vamos: Olhar, Ver, Observar, Imaginar, Inventar, Pesquisar, Construir, Experimentar, Apreciar e Avaliar, adquirindo competências que vão ajudar a expressar ideias, utilizando a linguagem de comunicação visual, desenvolvendo:

- A Imaginação, a Criatividade e a Sensibilidade Estética e a Literacia em Arte.

Alguns exemplos do que fizemos nas aulas de E.V.T., durante o ano lectivo 2008/2009:

Neste ano lectivo 2009/2010 iremos prosseguir esta viagem ao conhecimento.

Bom Ano Lectivo para todos!

submetido por Lourdes em 00:59 | 8 comentários