24 fevereiro 2007
É fim de semana; a arte está por aí...
- Passeio Marítimo – “O Rabo da Baleia”

Augusto Cid é cartoonista e escultor. Nasceu nos Açores, em 1941, na cidade da Horta, na ilha do Faial, ilha conhecida pela antiga caça à baleia. Veio para Portugal continental muito novo, digamos que antes de ter consciência plena do local onde nascera.
Leu, depois, muito sobre a caça à baleia, talvez para saber algo mais sobre a sua terra natal.
“O rabo da baleia”, este projecto escultórico de que é autor, esteve proposto para a ilha do Faial, mas entretanto aconteceu um terramoto que inviabilizou a concretização do projecto. A Câmara do Faial tinha de fazer face aos estragos causados pelo terramoto, não podendo disponibilizar as verbas necessárias para viabilizar a escultura. O autor do projecto já considerava que aquele era um projecto mal fadado, por estar a arrastar-se há muito tempo sem local para nascer.
Afinal, veio a acontecer na zona marítima de Oeiras, onde o grande cetáceo nos aparece a fazer parte do passeio marítimo.
- Que ligação tem o autor desta escultura com os Açores?
- Qual o nome do escultor?
- E que nome damos ao cetáceo?
- De que material é feita a escultura?
- O chão onde está implantada tem alguma relação com a escultura?
- As proporções são grandes ou pequenas?
- A envolvência daquele local está ou não ligada ao mar?
- Uma escultura poderá ser um ponto de referência?
Naquele local poderás apreciar a escultura de que aqui se fala e usufruir de uma paisagem agradável. Vai até lá usufrui-la com amigos ou familiares.
submetido por Lourdes em 18:31 | 9 comentários
16 fevereiro 2007
Hoje houve CARNAVAL na escola...






.... ....
A sala de Educação Visual e Tecnológica transformou-se em atelier de pinturas faciais.






(Ver mais fotos nos Arquivos Fotográficos)
submetido por Lourdes em 18:37 | 18 comentários
10 fevereiro 2007
Namoro mais português





No momento da partida, em certas regiões do norte de Portugal, foi até criado o costume de a rapariga oferecer um lenço ao seu preferido, no momento da partida. Lenço que era bordado por ela e que continha uma quadra da sua autoria. Continha, também, símbolos com flores - como a rosa, o lírio, os cravos vermelhos - e também pombas, corações e outros elementos decorativos. Esses símbolos tinham significados que o rapaz tinha como tarefa interpretar, descobrindo o afecto nele demonstrado.
Se o rapaz entendia e gostava do que lia no lenço, passava a usá-lo como prova de amor correspondido.
submetido por Lourdes em 21:50 | 3 comentários
03 fevereiro 2007
A escola viva na Livraria Galeria Verney...




Eles disseram que o pintor estava representado por duas fases da sua pintura: uma em que pintava a figura feminina, com animais e plantas, e outra em que a figura feminina continuava a estar presente mas num ambiente mais surrealista.
Da escritora, investigadora e professora Teresa Rita Lopes os alunos aprenderam que se dedica especialmente ao estudo da obra de Fernando Pessoa. Ficaram também a saber que esta escritora escreve livros infantis.
submetido por Lourdes em 16:30 | 5 comentários