Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


29 março 2008

Pintura escrita...

As Artes Plásticas são formas de expressão que se realizam utilizando várias técnicas de concepção e manipulação de materiais para construir formas e imagens que resultem numa concepção estética.

O surgimento das artes plásticas está directamente relacionado com a evolução da espécie humana. As primeiras expressões artísticas surgem na pré-história. Exemplos disso são as pinturas rupestre em cavernas habitadas por humanos. Desde aí o homem não mais parou de se expressar de forma artística utilizando vários e novos meios.


Joaquim Torres Garcia
(pinta como se escrevesse com hieróglifos)


Almada Negreiros (pinta Fernando Pessoa)


O desenho e a pintura foram as primeiras expressões artísticas como forma de comunicação. Os caracteres, as letras, surgem mais tarde também como forma de comunicação. Não se ficando só pela forma de comunicar, também a escrita com letras se transformou em obras de arte, na literatura ou na poesia.

No século XIX e XX a pintura e a escrita cruzaram artistas plásticos e escritores: os pintores usam letras nos seus quadros, os escritores emprestam e compõem formas com as palavras, enriquecendo mutuamente as respectivas expressões artísticas... Desses cruzamentos, não raro surgiram pintores-poetas e poetas-pintores...

Amadeo SouzaCardoso

Ana Hatherly
(a escrita)





Muitos pintaram gente que lê
Sarah Affonso

Todos estes quadros podem ser vistos no Centro de Arte Moderna em Lisboa (Gulbenkian)


Procura tu artistas pintores que tenham pintado quadros com pessoas a ler, ou pinturas (quadros) com letras. Não te esqueças de recolher as referências dos nomes dos autores das obras. Se puderes, imprime e leva para a aula.

submetido por Lourdes em 22:15

2 Comentários:

  • Olá stora! Eu, a Ines P. e o Henrique ja vimos estes belissimos quadros quando fomos com mais uma amiga lá passear. Mas eu acho que tanto isto como os jardins sao uma obra-prima!
    Beijinhos
    Sofia Serra
    6ºL nº27

    Por Anonymous Anónimo, em 9:12 da tarde  

  • Olá, Sofia!
    É bom saber que os meus alunos vão aos museus por iniciativa própria. Os edifícios dos museus que se encontram no espaço da Fundação Gulbenkian assim como os jardins tem uma beleza que eu também gosto bastante.
    Um beijinho
    Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 10:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal