Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


06 março 2008

Palácio da Pena - séc. XIX - aula de História


O Palácio assenta em enormes rochedos.

A mistura de estilos de que é composto, (neo-gótico, neo-manuelino, neo-islâmico, neo-renascentista e algumas outras sugestões artísticas, como a indiana), foi intencional. A mentalidade romântica do século XIX sentia um grande fascínio pelo invulgar, pelo exotismo.


Na reconstrução manteve-se a estrutura básica. No entanto foram feitas alterações em quase tudo o que já existia. O arco do corpo, ladeado por duas torres, recebeu uma profusa decoração em relevo a imitar corais.




Figura do Tritão

simbolizando a Alegoria da Criação do Mundo

Uma figura de um ser híbrido, meio-peixe, meio-homem, saindo de uma concha com a cabeça coberta por cabelos que se transformam num tronco de videira cujos ramos são sustentados pela enigmática personagem, transformado num ser monstruoso de carácter quase demoníaco. Este conjunto, conhecido por pórtico do Tritão, foi pensado por D. Fernando, que o desenhou como um "Pórtico à alegoria da criação do mundo".

O conjunto das diversas guaritas, o desnivelamento dos sucessivos terraços, o

revestimento das paredes com azulejos neo-hispano-árabes, oitocentistas, são alguns dos elementos decorativos.

A planta do edifício é bastante irregular e foi condicionada por uma construção que já existia – a Capela de Nossa Senhora da Pena.

Na ala norte encontra-se a capela forrada a azulejos. Todas as torres
(exceptuando a do Relógio) receberam cúpulas. Os motivos de inspiração foram essencialmente colhidos em fontes mouriscas

A concepção dos interiores deste Palácio para adaptação à residência de verão da família real valorizou os excelentes trabalhos em estuque, pinturas murais e diversos revestimentos em azulejo do século XIX, integrando as inúmeras colecções reais em ambientes
onde o gosto pelo coleccionismo é bem evidente.




Para além de a Torre do Relógio, a arte manifesta-se no palácio em todos os seus recantos.

No Salão Nobre, onde estuques, lustres, móveis e pedaços de vitrais, do século XIV ao século XIX, e onde surgem vários elementos maçónicos e rosacrucianos; nos aposentos, num dos quartos existe um baixo-relevo de madeira de carvalho quinhentista, de autor desconhecido, de Arzila, comprado por D. Fernando em Roma; na Sala Indiana, onde repousam admiráveis obras de arte, como o lustre em cristal da Boémia e o Cólera Morbus, um baixo-relevo de Victor Bastos; na Sala Árabe, que expõe algumas das pinturas...

(à direita a professora Margarida Leitão a mostra uma das árvores introduzidas pelo Rei D. Fernando II)

Os alunos sentiram o Palácio assim:
Rafael Guimarães - "Fiquei espantado com as vistas, muito belas!
... e com o que usavam antigamente, as peças de arte igualmente belas e os mecanismos !"
A Ana Rita - "Senti inveja, gostava de viver no Palácio ao mesmo tempo, também, senti alegria por ter a sorte de o poder visitar. ADOREI!"
Ana Carolina Baía - "Adorei o Palácio, é bom sempre aprender algo de novo."

José - "Adorei ver os quartos todos muito bonitos. A floresta era muito bonita, tenho a certeza que se eu levasse lá o mundo todos iriam gostar.

A Sofia - " A serra transmitiu-me confiança. Não sei porquê mas confiança a sério. Vi as suas árvores, os seus animais, a sua beleza e apercebi-me que não era uma serra normal! A serra parecia-me viva. O vento a passar por entre as árvores, o Sol a ver-se por entre os intervalos das folhas... é magnifico o que eu senti..."

O Francisco Machado - Eu gostei da visita de estudo porque gosto de conhecer o património nacional, estar em contacto com os séculos XV, XVI, XVI, XVII e XIX, viajar a sítios onde nunca fui. Gostava mesmo de descobrir mais coisas que se relacionam com a chave que está no portal e com algumas janelas."

Maria - "Adorei a visita, a Serra é linda, estava-se muito bem em contacto com a natureza, respirando ar puro e humidade."

Ana Rita Martins - "Nas visitas de estudo aprendemos sempre novas coisas da vida, os jardins transmitiram-me paz. As visitas de estudo marcam-me sempre."

Nuno - "Eu achei que no Palácio havia muitas coisas que me faziam lembrar outras coisas, talvez sonhos..."

Carolina Pereira - " Adorei o palácio, parecia que estava habitado. A Natureza parecia que estava a cantar para nós..."

submetido por Lourdes em 19:33

9 Comentários:

  • Gostei imenso desta visita! E as fotografias também estão muito giras!
    Beijinhos
    Sofia Serra
    6ºL nº27

    Por Anonymous Anónimo, em 6:27 da tarde  

  • Olá, Sofia1
    Se quiseres passo-te as fotos que tirei onde estejas. Leste o teu texto?
    Beijinhos Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 7:39 da tarde  

  • Olá!
    Eu também fui eà visita de estudo e digo-lhe professora: ADOREI!!
    As vistas eram lindissimas..
    As fotos que a professora tirou estam muito giras como sempre!
    Será que me podia dar um CD com as fotos que tirou?(como fizemos na outra vez)

    Beijinhos grandinhos,
    Ana Rita Martins, nº 4, 6º L

    Por Anonymous Anónimo, em 8:12 da tarde  

  • Olá, Amiguimha Ana Rita!
    Claro que te posso dar as fotos, leva para a aula o CD que te dei e eu acrescento mais estas, ok
    Um beijinho grandinho para ti Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 10:56 da tarde  

  • Adorei ir à visita de estudo e acho que este foi o melhor post que a prfessora pôs até hoje.

    Francisco Machado, 6ºL, Nº12

    Por Anonymous Anónimo, em 9:40 da manhã  

  • Olá, Francisco!
    Gostei que tenhas gostado do post, a tua contribuição de certo que o enriqueceu. Quando todos partilhamos conhecimentos e experiências enriquecemo-nos mutuamente Beijinho Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 10:00 da manhã  

  • Professora eu fui ao Urban Forest Project. Guardei algumas , é só para tirar ideias certo?
    Francisco Machado

    Por Anonymous Anónimo, em 10:53 da manhã  

  • Olá, Francisco!
    Boa, já deste uma vista de olhos no sítio "Urban Forest Project" e fizeste uma recolha, claro que foi bom guardares algumas para tirar ideias, é esse o objectivo, na aula iremos trabalhar essa tua recolha.
    Um beijinho Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 4:27 da tarde  

  • Gostei da Visita de Estudo apesar de não ter tido muita atenção... Se a "stora" tiver alguma foto minha pode mandar-me? O meu e-mail é: henrique_karas_nike@hotmail.com

    Bj Henrique

    Por Anonymous Anónimo, em 6:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal