23 março 2008
Poesia Escrita
e Visual no dia Mundial da Poesia
O Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, esteve lá e também disse poesia
Também marcaram a sua presença um grupo de alunos de uma escola da região do Porto (EB 2+3 da Agrela) e participaram, dizendo poesia.
Ana Hatherly com este quadro abria as várias salas.
Iam acontecendo várias coisas, do dizer poesia, até ao fazer poesia,
tendo como referência escritores conhecidos, mas com
regras de experimentação para conseguir uma poesia visual.
A primeira leitura que fazemos do mundo quando nascemos é a de um mundo de imagens. Ver é um processo natural. Ler e escrever é uma aprendizagem
Os pintores ou poetas que fazem poesia visual tentam fazer uma poesia em que não haja barreiras de leitura entre a palavra e a sua expressão gráfica. Os pintores/poetas crêem que ao fazerem um poema visual esses poemas podem ser lidos e vistos por todos, sejam eles crianças, adultos, jovens, cidadãos comuns, intelectuais ou analfabetos, que podem ver/ler as imagens e interpretá-las através das suas vivências e experiências.
Até 20 de Abril podes visitar esta exposição - Escrita Pluriversa - de Ana Hahertly, no Centro Cultural de Belém (Lisboa).
submetido por Lourdes em 17:10
4 Comentários:
-
Stora, existe um dia mundial da poesia? Não sabia! Deve ter sido bastante interessante esse acontecimento que a stora relatou em cima!
Beijinhos
Sofia Serra
6ºL nº27Por 2:43 da tarde
, em -
Olá, Sofia!
A menina anda distraida, claro que existe um Dia Mundial da Poesia. Talvez não tenhas dado por ele, porque nesse dia comemora-se a Primavera, o dia da árvore e também da poesia. Este ano na escola vai ser comemorado mais tarde por causa das férias da Páscoa.
Beijinhos LourdesPor Lourdes, em 6:51 da tarde
-
Pois stora, estava mesmo distraida
Beijinhos
Sofia SerraPor 8:09 da tarde
, em -
Um 3º. período produtivo e feliz. E eu que veja e partilhe.
:)
IdalinaPor Paideia, em 2:22 da tarde