Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


27 outubro 2006

Arte geometricamente...


Foi na Grecia antiga, há vinte e seis séculos atrás... Diziam os filósofos - os amigos do saber - que a filosofia e a estética andavam de mãos dadas.

Foi essa abordagem cultural que ajudou a olhar para tudo quanto nos rodeia, destacando as suas linhas-mestras e criando, assim, as noções de quadrado, rectângulo, círculo... e, de seguida, relacionando-as entre si.

Mais tarde, LEONARDO DA VINCI, um homem de extraordinária cultura e engenho assombroso - que viveu entre 1452 e 1519, em pleno "Renascimento" - para provar, através dos seus estudos, que o corpo humano era prefeito utilizou a matemática ou, melhor, a geometria, vindo a criar a imagem, tão conhecida, onde apresenta as proporções do corpo humano recorrendo a figuras geométricas.

Leonardo da Vinci inseriu a figura humana num quadrado e numa circunferência, provando que as proporções dessa figura humana seriam equilibradas e, por conseguinte, belas.


Sabes que, também em Portugal, no século XX, também houve artistas que utilizaram essa noção de belo através da geometria?

Quero falar-te, por exemplo,
de ALMADA NEGREIROS,
artista multifacetado, na pintura e no desenho...

Também ele foi buscar à geometria o equilibrio e a estética.

Na foto do lado esquerdo, vês o seu próprio auto retrato através do recurso exclusivo às tais formas geométricas de que falámos.


Na foto ao centro, vemos um promenor de um painel do mesmo autor que se encontra no edíficio central da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, e cujo título é "Começar". Já o viste? Então, quando puderes, vai à procura dele, pois garanto-te que não darás o tempo por perdido.

Depois do que escrevi, diz-me: - a matemática ou, melhor, a geometria terá ligação com a arte?



- E os artistas da OP ARTE (séc. XX, anos 60) terão também recorrido a quê para criar estas ilusões ópticas?

Qual a tua opinião sobre o que acabou de ser dito?

submetido por Lourdes em 19:26

5 Comentários:

  • Eu nunca vi o painel "Começar".
    Sim a geometria tem ligação com a arte porque quando usamos circunferências num painel estamos a usar a geometria na arte.
    A minha opinião sobre o que acabou de ser dito acho que a geometria para além de entrar no nosso dia-a-dia também entra na arte.
    Adeus, professora

    Por Anonymous Anónimo, em 4:03 da tarde  

  • Sim a geometria tem uma ligação com a arte porque nós quando usamos por exemplo uma circunferência num painel, estamos a usar a geometria com a arte.Eu acho que a geometria para entrar no nosso dia-a -dia também está na arte.

    Por Anonymous Anónimo, em 7:13 da tarde  

  • sim, professora a geometria está presente na arte as cirqunferencias triangulos traços entre outras coisas podem fazer padroes muito bonitos.

    adeus, António Afonso nº8 6ºE

    Por Anonymous Anónimo, em 4:20 da tarde  

  • Sim, acho que a geometria tem a ver com a arte e acho que os artistas do século XX, anos 60 também recorreram á geometria.
    A minha opinião é que a arte não pode ser uma coisa ou calhas, temos que seguir as técnicas da geometria, da pintura, do desenho,etc. Temos que criar váriasimpressões a quem as vê tanto no desenho, na pintura ou na geometria como em muitas outras coisas. Eu acho que na arte sempre houve geometria e que sempre haverá.

    Por Anonymous Anónimo, em 9:28 da tarde  

  • ola
    eu ja fui visitar o museu tem ilusoes muito fixes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    «chau»
    love
    from EDGAR

    Por Anonymous Anónimo, em 8:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal