Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


13 junho 2009

Pintar com terra...

A ideia nasceu num passeio.


Integrado nas comemorações do Rumo ao Centenário dos Bombeiros de Carcavelos e S. Domingos de Rana
O Professor Fernando Catarino foi o orientador e mostrou-nos como, passeando por Carcavelos e arredores, poderemos entender melhor a história do vinho de Carcavelos. O vinho está ligado aos solos e a água que brota e corre nesta terra.






O Eduardo Salavisa desenhou o João Catarino; os dois estiveram presentes nesse passeio.


Desenho de Eduardo Salavisa (cito: O João, e o seu cão Buggy, concentrado a desenhar. O castanho do fundo foi aplicado com a própria terra. De Carcavelos.)

Durante o passeio desenharam quanto iam vendo. Eles são mesmo assim: desenham sempre que lhes está a apetecer.

Já mesmo no fim do passeio o Professor Catarino mostrou a coloração do solo, ali na Quinta dos Ingleses, que é muito variada, conforme os elementos que contém. Criou mesmo uma paleta de cores da terra.
Além da riqueza que também foi colhida por mim, das explicações das histórias de Carcavelos e do vinho, que já foi um dos mais afamados de Portugal, pelo dia vivido surgiu-me a ideia de fazer uma experiência com os meus alunos, numa próxima aula.

Contei-lhes o meu passeio e propus que levassem para a aula um pouco de terra que encontrassem junto à casa onde habitam.
Com as várias colorações da terra, com um pouco de café e umas framboesas que eu levei, criámos uma paleta de cores.

Os alunos sugeriram os desenhos: folhas e frutos, a matéria que estavam a estudar em Ciências.

Com um prévio desenho de observação do real e uma paleta de cores da terra, surgiram estes trabalhos:


















































































submetido por Lourdes em 18:29

11 Comentários:

  • Está muito giro stora!!
    Catarina Ramos nº7 5ºH

    Por Anonymous Anónimo, em 6:34 da tarde  

  • Também gostaria de ter tido uma
    visita assim,e acho que os nossos
    trabalhos não ficaram tão bons como
    os do Salavisa e o do João Catarino.
    DO FAVORITO
    LIMÃO

    Por Anonymous Limão, em 7:12 da tarde  

  • Olá, Catarina!
    Faltam os teus morangos, e que cheirinho que tinha...
    Lembra-me de os fotografar, fazem falta aqui para dar aroma ao post
    um beijo
    Lourdes

    O Sr. Limão
    Tem de desenhar muito, para que os teus desenhos fiquem como os do João Catarino ou os do Eduardo Salavisa.
    Um abraço Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 7:40 da tarde  

  • Olá!

    Acho que nunca me vou cansar de dizer que os seus trabalhos são sempre bonitos. Adorei o tema, os desenhos, os materiais...Temos mesmo que pensar em qualquer coisa para o próximo ano lectivo.

    Anabela.

    Por Anonymous artes&expressões, em 7:57 da tarde  

  • Oh! Como gostaria de ter estado presente! Nos dois momentos. No passeio - ficaria a conhecer mais e melhor uma localidade de que muito gosto. Na tua aula - hum! ver tantos olhinhos a brilharem com o/no bri(lh)o dos seus trabalhos...

    Parabéns a todos. Adoooooorei!

    (*_*)

    eli

    Por Anonymous eli, em 11:32 da tarde  

  • Ola stora! Sou a Sofia do 5ºA.
    Os trabalhos tao fixes!!!

    Por Anonymous Sofia, em 7:26 da tarde  

  • Mais uma grande ideia que resultou em trabalhos muito bonitos! E uma passeata a ouvir o professor Fernando Catarino é um encanto! Eu também já tive éssa sorte...
    Beijinhos

    Por Anonymous Lígia, em 12:03 da manhã  

  • Olá, amigas!
    Obrigado às «Artes e Expressões» mais concretamente à Anabela. Claro que a ideia de aproximar as nossas escola é uma ideia a manter.

    Á Eli
    Um brilho nos meus olhos pelo teu simpático comentário.:)

    À Lígia
    Se já conheces o professor Catarino sabe do que estou a falar, é uma pessoa gostável com quem se aprende sempre muito
    O João, que está desenhado, pelo Salavisa, é filho do professor.

    A ti Sofia obrigado pelo comentário. Se eu for tua professora íremos fazer uma parceria.

    Um abraço a todas
    lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 8:13 da tarde  

  • Ola professora,
    eu ando nume colonia de ferias, onde ha um atelier de artes e, este ano estamos a prestar homenagem ao Picasso.
    No ultimo dia da quinzena vai haver um arraial onde os trabalhos vao ser expostos e como a stora gosta muito de exposiçoes tive a ideia de a conviadar por isso esta convidada para vir ao liceu « de oeiras, dia 10 deste mes para ver a exposição. Na segunda eu digo-lhe as horas que eu nao sei
    Por favor diga se vem ou nao.
    Um abraço:
    O aluno favorito Diogo Patacao

    Por Anonymous Diogo Patacão, em 6:40 da tarde  

  • Olá, Diogo!
    MUITOOOO obrigado por te teres lembrado de mim. é para mim uma honra ser convidada para uma exposição de um dos meus (alunos que são todos) favoritos. Claro que vou estar presente, fico à espera que me digas as horas.
    Um abração
    Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 9:44 da tarde  

  • Obrigado sstor por ter vindo á exposição e espero que tenha gostado.

    Por Anonymous Aluno favorito diogo patacão, em 10:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Principal