Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


12 abril 2009

Páscoa no Mundo

No mundo, a Páscoa tem várias línguas, vários significados e origens, por conseguinte é festejada de várias formas.


Alemão - Ostern
Árabe – عيد الفصح (ʿĪdu l-Fiṣḥ)

Basco - Bazko
Catalão - Pasqua
Búlgaro Пасха (Paskha)

Espanhol - Pascua
Esperanto - Pasko Finlandês - Pääsiäinen
Francês - Pâques Friulano - Pasche

Georgiano - აღდგომა (Aghdgoma)

Grego - Πάσχα (Páscha) Inglês - Easter Irlandês - Cáisg

Islandês - Paska Iitaliano - Pasqua Latim - Pascha ou Festa Paschalia
Neerlandês - Pasen Norueguês - Påske Polonês - Wielkanoc

Português - Páscoa Romeno - Paşti Russo - Пасха (Paskha)

Sueco - Påsk Turco - Paskalya

Na China

O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa. Nela são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para os deixar satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa
As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da Primavera (que no Hemisfério Norte se inicia em Março). Nalguns destes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa que se fazem rolar pelas ladeiras abaixo, sendo vencedor aquele ovo que rolar mais longe, sem quebrar.

Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia

A tradição mais forte é a decoração de ovos, com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

Nos Estados Unidos

A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento comunitario, realizado em praça pública, onde se escondem os ovos para que todos os procurem.

No Brasil e América Latina

O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é uma festa.

Em Portugal

É nesta altura em que se limpam muito bem as casas, se pintam ou caiam, em preparação para receber o Compasso (a Visita Pascal), que é uma ida do padre a cada casa para abençoar aquele lar e os que lá vivem.

Tudo isto ligado à Igreja Católica, à Ressurreição de Cristo e à celebração da Vida, mas onde se adivinham, também, os festejos pela chegada da Primavera.

Para além de todas as celebrações e significados da Páscoa, em Portugal é também uma festa especial dos padrinhos (e madrinhas).

Tradicionalmente, para além das amêndoas (porque parecem ovos pequeninos) e dos ovos (símbolo da vida), existe o pão-de-ló e os folares que se oferecem às crianças (especialmente pelos padrinhos).
Estes doces também estão em cada casa para receber o Compasso. É um sinal de hospitalidade para o padre e os seus acompanhantes (que, para não ficarem embuchados, têm também à disposição um copinho de licor ou um cálice de vinho do Porto).

Na Escola

Toda a comunidade se juntou para celebrar a arte da partilha de saberes que terá de renascer todos os dias...



























Em minha casa

Houve partilha de tradições de diferentes nacionalidades: os ovos tradicionais da Bulgária, trazidos pela Lena, marcaram mais uma vez a sua presença.














Num mundo de vidas onde as pessoas cruzam os seus afectos, nós, as plantas e os animais renascemos em cada Primavera...

submetido por Lourdes em 15:54

3 Comentários:

  • É muito curioso ver a páscoa de outra maneira de outras culturas
    em minha casa ouve muita alegria festa e fomos igreja comemos amêndoas cofaternamos convivemos o almoço foi cabrito assado!!!
    Continue com estas ideias assim vale a pena ter um blog PARABÉNS DO ALUNO FAVORITO
    LIMÃO

    Por Anonymous Limão, em 9:30 da tarde  

  • Olá, Francisco!
    Agradeço o teu comentário.
    Eu gosto de partilhar com os meus alunos as minhas vivências.
    É bom saber que gostas de vir aqui ler sobre os assuntos que vou escrevendo, o blog faz mais sentido com alunos como tu :)
    Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 9:58 da tarde  

  • Olá Lourdes!

    Tenho aparecido pouco por aqui, mas apenas porque as minhas prioridades são outras, neste momento. No entanto, é sempre com prazer que vejo o que se vai passando na tua Escola e com os teus alunos. Estava bonita a vossa festa de Páscoa!É um exemplo da dedicação e empenho de toda a comunidade.
    Um beijinho,
    Lígia

    Por Anonymous Lígia, em 8:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal