Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


18 abril 2009

Arte e Astronomia



2009 - Ano Internacional da Astronomia














O tema terá alguma relação com Arte?

A fotografia em cima, à direita, tirada pelo telescópio Hubble recebeu o nome de Noite Estrelada assim chamada por lembrar aos astrónomos um quadro de Van Gogh com esse mesmo nome. É um halo de luz que envolve estrelas da Via Láctea.

Os artistas são pessoas, de uma forma geral, atentas ao meio que as envolve.

Querem ter a percepção mais profunda das coisas, saber sempre mais, ou até mesmo sonhar com o que observam, fazendo a sua interpretação criativa, imprimindo, numa tela ou em qualquer outro suporte, a sua visão do Mundo.
O mundo para Giotto,Vermeer, Vang Gogh, Gaudi, Miró e outros, não se limitava ao planeta Terra, o mundo era o Universo. Obeservavam o que lhes estava próximo, mas também o distante, tudo o que os envolvia. Nas suas obras deixaram o legado, como homens universais que eram, fazendo parte integrante do Cosmos ou Universo.



A «Adoração dos Reis Magos» - Este fresco está na Capela degli Scrovegni, também chamada Arena Chapel, em Pádua. Aqui, a Estrela de Belém é semelhante a um cometa porque Giotto assistiu à passagem do cometa Halley, em 1301, e certamente ficou influenciado por esse facto. Quando pintou a estrela que anuncia aos Reis Magos o nascimento de Cristo, na «Adoração dos Reis Magos», ela não é mais do que um cometa - como se pode ver no destaque em oval no céu do quadro.





Vermeer

A nova ciência também é abordada por Vermeer no quadro Astrónomo. Aqui a personagem vê um livro,
Exploração e observação de estrelas, que fala de Astronomia. Sobre a mesa existe um astrolábio.






Antoni Gaudí

Arquitecto e escultor

A natureza e o divino estão bem presentes nas suas obras. O Parque Guell é disso exemplo. O lance de escadas à entrada do parque dá acesso directo ao templo dórico ou mercado coberto, introduzindo-nos no espaço; olhando para o tecto «céu» vemos rosáceas em forma de estrelas. Será que também Gaudí nos quis mostrar o céu à sua maneira?


Extracto de carta de Vang Gogh a Theo

Esboço para Noite Estrelada 1888

«...junto envio um pequeno esboço de uma tela quadrada... - o céu pintado, de facto, à noite ...- o céu é azul esverdeado, a água azul imperial, o solo cor... Na extensão azul esverdeado do céu, a Ursa Maior cintila verde e cor-de-rosa... »





Miró

No início da Segunda Guerra Mundial voltou para Espanha e pintou a célebre Constelações, quadro que simboliza a evocação de todo o poder criativo dos elementos e do cosmos para enfrentar as forças anónimas da corrupção política e social, causadoras da miséria e da guerra.

submetido por Lourdes em 18:28

7 Comentários:

  • Olá!

    Eu não fazia melhor, a relação entre a arte e a astronomia que a Lourdes aqui fez!
    Vou aproveitar para colocar esta informação num powerpoint que a minha colega está a fazer. Também já pedimos a colaboração de um colega do 3ºciclo para ir a uma das nossas aulas falar um pouco sobre a astronomia, mas que incida mais nas imagens. Se a lourdes desejar o powerpoint terei mt gosto em enviar.

    Bom trabalho!
    Um abraço.
    Anabela.

    Por Anonymous artes&expresões, em 1:17 da tarde  

  • Estou a gostar muito do que está a por no Blog da astronomia aproveito para dizer que fui a Barcelona visitar a "Sagrada Familia" de Gaudí e uma coisa em que o Gaudí se inspirou foi com a natureza quando era pequeno dava grandes passeios ao campo e isso foi uma influencia para ele no futuro, o Gaudí também gostava muito de observar o ceú e isso nota-se nas obras dele.
    PARABÉNS
    CONTINUE
    DO PREFERIDO
    LIMÃO

    Por Anonymous Limão, em 12:45 da tarde  

  • Olá, Limão
    Dizem que o limão é azedo é mentira, digo eu, o limão que eu conheço, é um limão doce.

    Muito me contas sobre a tua visita a Barcelona, aí viste a obra de Gaudí ao vivo.

    Eu também já fui a Barcelona mais que uma vez, claro visitei várias obras de Gaudí.
    A primeira vez que lá fui, foi na minha viagem de fim de curso. A minha formação é artística deves imaginar quanto adorei ver a obra do Gaudi ao vivo, pensa que na altura ainda não havia internet, até os livros eram caros e poucos.
    Um beijinho grande para ti Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 9:54 da tarde  

  • Olá Lourdes!

    Ainda tens alunos a trabalhar o tema da Astronomia?

    Nós aqui deste lado já temos alguns poemas que falam do sol, da lua, do universo, dos cometas, dos astros em geral. Também é verdade que às vezes andamos um bocadinho "na lua", mas isso é outra história... Vê o comentário que o Sebastião deixou ao meu último post - Mês de Abril, poemas mil...

    Além dos dois que ele recolheu, tenho mais de outros alunos, mas alguns esqueceram-se do autor...

    Amanhã ou depois coloco-os todos no blogue para serem "roubados".

    Um beijinho,
    LG

    Por Anonymous Lígia, em 11:19 da tarde  

  • Ignorantona, eu! Não sabia que era o ano internacional da astronomia!

    Ao ver mais este teu belíssimo post, e sabemos como são bizarras as associações, lembrei-me de Chagall - e como é extraordinariamente bela a presença da Lua em algumas das suas pinturas.

    Beijo, Lourdes

    e.


    ***Sim, sim, a AA é especial. Malgré tout! e então agora que as flores das tílias já antecipam os tempos do olor único, inebriador...
    As obras, a começarem em Maio, creio, afastarão, seguramente, a imensa plêiade de aves cantantes, não me tiraram a magia do verde reconfortante!

    Por Anonymous eli, em 11:09 da manhã  

  • oppps!:(((((


    lapsus calami:

    não me tirarão a magia...boa, a tua semana, Lourdes - que a minha prevejo-a bem atribulada, porque...olha, melhor parafrasear o Poeta:

    mas as reuniões, Senhor, porque nos dais tanta...

    Por Anonymous eli, em 9:09 da manhã  

  • Boas
    Gosto muito deste blog, de facto a arte não se pode distanciar de forma alguma das ciências. Qualquer cientista sonha, idealiza e cria, assim como um artista transpõe as suas verdades para uma tela, escultura, música e afins.
    Após uma descoberta existe sempre a impressão de um artista...

    Por Blogger Unknown, em 4:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal