Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


07 março 2009

Auto-retrato...




...o Ponto e a Linha















O Ponto é o elemento visual mais simples.


Muitos foram os artistas que usaram o ponto como forma de expressão plástica.





Os Impresionistas e os pontilistas são disso exemplo. Claude Monet (1899) e Georges Seurat(1884) definiram as formas utilizando o ponto ora concentrado ou disperso, dando expressão à representação do momento quotidiano.




A Linha pode ser considerada como um ponto em movimento no espaço. Se imaginarmos que pegamos num ponto e o arrastamos, estamos a criar uma linha.

























O Alunos das turmas A e H do 5ºano, da Escola Conde de Oeiras, pegaram no ponto e na linha e concentraram, afastaram, cruzaram, enrolaram e etc. desenhando os auto-retratos utilizando a gramática visual.




Usaram lápis
de grafite de
várias durezas































submetido por Lourdes em 19:24

8 Comentários:

  • Quando vejo trabalhos com esta qualidade em gente tão novinha, dá-me mesmo vontade de "saltar para o outro lado" - deixar por uns tempos o ofício de ensinante e abraçar de novo o ofício de aprendiz. Só me lembro de penar muito nas aulas de Desenho Geométrico ( no antigo 2º ano, actual 6º!) quando tinha que passar os desenhos a tinta da china, com a régua virada ao contrário e tira-linhas fininho, ora a cheio ora a tracejado, sempre à procura de uma firmeza de mão que se me escapava pelos dedos fora, e acabava, invariavelmente, num desenho cheio de borrões...!
    Professora e respectivos alunos: "Chapeau"! ( Pequena aula de iniciação ao francês...)
    Uma boa semana para todos!
    Beijinhos,
    Lígia

    Por Anonymous Anónimo, em 12:23 da manhã  

  • Gosto muito destes trabalhos! Estão muito bem conseguidos, e o resultado final ficou fabuloso. Parabéns Lourdes.

    Um abraço.
    anabela

    Por Anonymous Anónimo, em 1:31 da tarde  

  • Olá, amigas, Lígia e Ana Bela
    São simpáticos os vossos comentários, agradeço em meu nome e dos meus alunos.

    Por Blogger Lourdes, em 8:00 da tarde  

  • Gostei muito de ver os nossos
    trabalhos e o
    meu logo em primeiro
    o do diogo nunca poderia ser...
    DO FAVORITO
    FRANCISCO LIMÃO

    Por Anonymous Anónimo, em 11:47 da manhã  

  • olá, stora. Sou eu a Sofia do 5ºA. Eu estou desejosa de entregar o auto-retrato no dia do pai, e 5ªFeira não me vou esquecer do saco, acho eu.
    Adeus
    bjs

    Por Anonymous Anónimo, em 12:37 da tarde  

  • Olá,Sofia
    Que bom é saber que estás desejosa de oferecer ao teu pai algo que foste tu a fazer. Depois diz-me se ele gostou.
    beijo Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 8:05 da manhã  

  • O meu pai adorou o trabalho...
    FAVORITO
    LIMÃO

    Por Anonymous Anónimo, em 11:08 da manhã  

  • Gostei de saber que o teu pai gostou do trabalho que lhe ofereceste. Eu também acho que o teu trabalho estáva muito bom.
    Beijinho
    Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 4:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal