Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


15 janeiro 2009

Portalegre visita de estudo

A Câmara Municipal de Oeiras, promoveu o Concurso «Troféu da Reciclagem» - Separação de Papel/Cartão e Embalagens, no âmbito do Programa de Educação Ambiental (PEA), no ano lectivo 2007/2008, com o objectivo de sensibilizar e promover a separação de resíduos junto da comunidade escolar.
As escolas do concelho mais participativas foram premiadas pela CMO, tendo a nossa Escola Conde de Oeiras, obtido o 1º Lugar.


Como prémio recebeu uma visita de estudo à «Selenis Ambiente» - Portalegre.

















A visita decorreu no dia 13 de Janeiro e a turma escolhida para participar foi o 6ºB, por ter estado mais directamente envolvida na dinamização da recolha do papel nas salas de aula.

Fomos recebidos por Sílvia Caroço que foi a nossa guia em toda a visita à «Selenis Ambiente».

Aprendemos como se faz o plástico PET e, ainda, como se reciclam embalagens de plástico pós-consumo, produzindo PET e produtos como o poliester.
Os alunos foram acompanhados na visita de estudo pelas professoras Lourdes Calmeiro (Educação Visual e Tecnológica) e Natércia Barbosa (Directora de Turma) e pelas técnicas do Departamento do Ambiente e Equipamento da Câmara Municipal de Oeiras, Dra. Selma Rodrigues e Dra. Susana Lázaro.


Houve momentos de descontracção e mesmo de brincadeira não esquecendo o retemperar de forças



À tarde, fomos visitar a fábrica de manufactura de TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE. Estas tapeçarias devem a sua existência a Guy Fino, grande conhecedor da Indústria de Lanifícios, que, no ano de 1946, deu o primeiro passo para criar as tapeçarias. Quis e teve a capacidade de captar artistas para iniciar a experiência de fazer uma tapeçaria tecida, de alta qualidade, aceitação e reconhecimento internacionais, recorrendo a desenhos e pinturas (cartões) de artistas modernos consagrados que são reproduzidos em quadrícula, que será a base de orientação na execução das tapeçarias.











à esquerda uma obra de Nadyr Afonso, à direita desenho que vai servir para tecer a obra
Por cima, vemos algumas cores que fazem parte da paleta de cores da obra a ser tecida.

A tarefa terá sido facilitada, certamente, pelas possibilidades plásticas decorrentes do desenvolvimento do ponto de Portalegre, criado por Manuel do Carmo Peixeiro, que confere a estas tapeçarias extraordinária capacidade de expressão e uma total fiabilidade na interpretação do desenho/pintura. Para tecer as obras (quadros) é feito um rigoroso trabalho de ampliação(quadrícula, como atrás se refere) e ainda criada uma paleta de cores com tantos tons quantos os necessários para que o trabalho final seja fiel à obra que se reproduz.



à direita tapeçaria de Pinto Coelho






Foram e continuam a ser muitos os artistas plásticos que fazem cartões para serem passados a Tapeçaria de Portalegre.

Alguns nomes de artistas Portugueses que já viram os seus quadros convertidos em TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE; Almada Negreiros, Maria Keil, Vieira da Silva, Lurdes Castro, Júlio Pomar, Eduardo Nery, Graça Morais, José Guimarães e estrangeiros como Jean Lurçat e Le Corbusier entre muitos outros.














Texto de Natércia Barbosa e Lourdes Calmeiro

Fotografias no interior da fábrica Selenis cedidas pela empresa restantes fotografias Lourdes Calmeiro

submetido por Lourdes em 19:06

4 Comentários:

  • As voltas que um blogue dá...
    Dizia-me pessoa minha amiga que pretendia ir no próximo fim-de-semana a Portalegre ver a exposição de tapeçarias. Adivinhas o que lhe recomendei? Pois claro...! Acho que deu uma espreitadela por aqui e gostou muito. Eu também.
    Um beijinho e continuação de bons trabalhos!
    Lígia

    Por Anonymous Anónimo, em 1:24 da manhã  

  • Olá, Lígia!
    As tapeçarias de Portalegre estão quase a sofrer do mesmo mal que sofrem as faianças de Rafael Bordalo Pinheiro. Pessoalmente considero umas e outras património artístico, que nos torna diferentes por conseguinte identifica-nos como povo. Não podem ser por isso abandonadas, não podem morrer.
    As tapeçarias além da fábrica onde são confeccionadas, onde fiz a visita de estudo. Tem também um museu que é visitável em Portalegre.

    Ao assistir à abertura da exposição «Nós lá Fora» que está no museu a electricidade em Belém soube de fonte da Presidência da Republica que a Presidência irá promover uma exposição de tapeçarias de Portalegre em Lisboa.
    Um beijinho de net que é um local de encontros
    Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 2:17 da tarde  

  • Informações úteis! Obrigada.´
    Beijinho,
    Lígia

    Por Anonymous Anónimo, em 6:53 da tarde  

  • Olá!É a Francisca do 5ºH...estava a ver as imagens da Visita de Estudo que fizemos "a escola Sagres" e estavam muito engraçadas...BJS!!

    Nome: Francisca Faria
    nº10
    5ºano H

    Por Anonymous Anónimo, em 9:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal