Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


10 janeiro 2007

Amadeo de Souza Cardoso - exposição a não perder




- Amadeo de Souza Cardoso -




"Diálogo de Vanguardas"



No ano das comemorações do cinquentenário da Fundação Calouste Gulbenkian ocorre a coincidência histórica





e exacta dos cem anos decorridos sobre a partida de Amadeo de Souza Cardoso para Paris.



Esta razão foi suficiente para a exposição ter lugar aqui e agora.

Amadeo foi um pintor de nacionalidade portuguesa. Nasceu em Manhufe, nos finais do século XIX, e morreu no século XX, quando tinha apenas trinta e um anos.


Mauresques (Desenho publicado no album XX Dessins)

Com Amadeo, o exótico encontrou-se com a modernidade. Ele integrou um grupo de artistas provenientes de todo o mundo, que em Paris se encontraram, promovendo, em definitivo, a alteração dos cânones de representação da arte ocidental.





O jovem artista tinha ânsia de orginalidade. Um dia disse: "Eu não sigo escola alguma. Nós, os novos, só procuramos agora a originalidade. Eu nem a mim mesmo me sigo".



Vai até a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, na Avenida de Berna. Vê a exposição. Estou certa de que vais gostar. Mas atenção, só está aberta ao público até ao próximo domingo!

submetido por Lourdes em 17:24

8 Comentários:

  • arranjou imagens muito giras do pintor Amador Sousa Cardoso quando estiver amanha na sala vou falar sobre ele
    xau

    Por Anonymous Anónimo, em 4:56 da tarde  

  • desda ultima vez que cá tinha estado aperciei muito o blog
    gostei muito das imagens do Amadei Sousa Cardoso

    Por Anonymous Anónimo, em 5:00 da tarde  

  • enganei-me stora o pintor é Amadeo Sousa Cardoso

    Por Anonymous Anónimo, em 6:18 da tarde  

  • Vou ver se consigo ir à Esposição.
    As imagens do pintor Amadeo Sousa Cardoso são muito giras.
    Até Amanhã!

    Por Anonymous Anónimo, em 8:10 da tarde  

  • Olá professora eu já foi 2 vezes á exposição do amadeo de sousa cardoso. Foi muinto giro e alguns dos desenhos que a professora aqui pôs eu lembro-me de ver é muinto giro.
    ADEUS!!!
    Afonso Limão

    Por Anonymous Anónimo, em 1:25 da tarde  

  • Eu gostei muitas das imagens daquele pintor, são muito originais.

    Por Anonymous Anónimo, em 7:17 da tarde  

  • ola stoura eu gostava muito de ir a Gulbenkian (acho que é assim que se escreve) mas infelismente não posso.Mas já vi algumas das imagens, e muito giras, no Blog

    António Afonso nº8 6ºE

    Por Anonymous Anónimo, em 12:49 da tarde  

  • ola stora
    eu tambem fui à exposição e gostei muito!
    aqui ficam os quadros de que mais gostei:
    Chateu Fort-1912
    Canção de açude
    Serrana poema em corProcissão Corpus Christi

    ate 4º feira!

    Beatriz Silva Nº4 5ºJ

    Por Anonymous Anónimo, em 10:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Principal