21 outubro 2008
Diário Gráfico - apoiado por trabalhos dos alunos do 5º H
Parte-se do princípio de que o objectivo geral da Educação é encorajar o desenvolvimento individual de cada aluno que, com as suas apetências, se enriquecerá como indivíduo e, simultaneamente, como um indivíduo que pertencerá a um grupo, a turma, ou, mais tarde, à sociedade.
Usando o diário gráfico como forma de registo do que o rodeia, o aluno está a observar com maior preocupação de ver e até de sentir esse meio que o envolve.
Ao passar para o papel - desenhar - está a expressar sentimentos comunicáveis.
O Ver para desenhar é uma forma de registo mental que nos leva à comunicação por imagens. Assim, ao observar com preocupação de reproduzir (desenhar), está a ver de forma mais consciente e profunda o que de outra forma talvez lhe ficasse parcial ou totalmente inconsciente.
Esse nível de consciência partilhada é um elemento fundamental para a integração no meio que nos rodeia
Como exemplo, neste domínio, a pesquisa de letras e da forma (desenho) que estas possam assumir, faz-nos vê-las numa noutra vertente, a vertente artística.
O modo mais ou menos apelativo como elas são apresentadas vai, então, condicionar, com maior ou menor sucesso, essa nossa relação com os outros - a comunicação.
Usando o diário gráfico como forma de registo do que o rodeia, o aluno está a observar com maior preocupação de ver e até de sentir esse meio que o envolve.
Ao passar para o papel - desenhar - está a expressar sentimentos comunicáveis.
O Ver para desenhar é uma forma de registo mental que nos leva à comunicação por imagens. Assim, ao observar com preocupação de reproduzir (desenhar), está a ver de forma mais consciente e profunda o que de outra forma talvez lhe ficasse parcial ou totalmente inconsciente.
Esse nível de consciência partilhada é um elemento fundamental para a integração no meio que nos rodeia
Como exemplo, neste domínio, a pesquisa de letras e da forma (desenho) que estas possam assumir, faz-nos vê-las numa noutra vertente, a vertente artística.
O modo mais ou menos apelativo como elas são apresentadas vai, então, condicionar, com maior ou menor sucesso, essa nossa relação com os outros - a comunicação.
submetido por Lourdes em 15:29
2 Comentários:
-
ADORO OS TRABALHOS QUE A PROFESSORA COLOCA NO SEU BLOG.
PRINCIPALMENTE OS DO 5º H!!!!
ANA ALICE MIRANDA Nº1 5ºHPor 9:10 da tarde
, em -
acho indecente que não estaja aí o meu diário gráfico estou muito indignado
aluno favorito DiogoPor 10:00 da manhã
, em