Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


29 agosto 2008

Lago Maggiore - Itália


Fim de férias, regresso a casa.

À direita, sobrevoando a Serra da Arrábida, é bem visível a imensa ferida que a pedreira dos interesses não cessa de abrir, numa área de «paisagem protegida»!




Os Italianos receberam-nos bem, especialmente quando se apercebiam que éramos portugueses (de Portugal). As línguas que falamos têm a mesma origem, o que é um ponto de união, como vários nos disseram, fazendo sempre por nos entenderem falando nós em português.

O que vi agradou-me bastante. Em arte foram e são pródigos. A paisagem natural e construída é bela e cuidada. Os ambientes de rua eram limpos e cuidados. Tudo está cuidado. Nos restaurantes não ouvimos gritos nem confusão, mesmo com alguma pressão de gente - convém não esquecer que estamos em pleno Verão. Fiquei com a sensação que tudo aquilo é feito primeiro para que os Italianos usufruam. Os turistas são recebidos como visitas e por conseguinte também são convidados a partilhar o que eles têm para dar... e que usufruem.

Vista do Monte Baldo, 1.745m de altitude;
ao longe, avistam-se os Alpes, com neve











A bicicleta, o principal meio de transporte nas cidades

Na manhã do dia de regresso a casa, ainda fomos dar uma espreitadela ao Lago Maggiore, que é o segundo lago maior de Itália, depois do lago Garda. Uma longa extensão de água encravada entre montanhas atingindo mesmo os Alpes Suíços.
As margens deste lago também estão aprimoradamente tratadas, com uma grande profusão de flores, o clima é dos mais amenos de todos os lagos, o que fez com que, ao longo dos séculos, aristocratas e poetas o tenham escolhido.


























































Não se pense que esta maravilhosa impressão colhida em Itália nos tenha desviado do amor que temos por Portugal. Pelo contrário, ao ver «a casa dos outros» tão arrumada, cresce em nós a vontade de fazermos, pelo menos, o mesmo à nossa... que tão mal tratada tem andado, como precisada do nosso interesse empenhado.

submetido por Lourdes em 19:43

3 Comentários:

  • Renovo os meus parabéns.A tua reportagem de férias está excelente e foi outra forma de andar lá por fora enquanto cá dentro.
    Beijnhos
    Lígia

    Por Anonymous Anónimo, em 1:38 da tarde  

  • Olá, Amiga!
    Obrigado pelo teu simpático comentário.
    Fiquei cheia de vontade de fazer alguma coisa pelo meu país, espero conseguir...
    Um beijo Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 4:12 da tarde  

  • Ola professora Lourdes quem me dera ter umas ferias como as suas. Eu nao tenho a oportanidade de ir .Nem aos caretos de cascais. se tivese ja estaria la.quem me dera.

    Por Anonymous Anónimo, em 3:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal