Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


31 dezembro 2007

Solstício de Inverno


Solstício, palavra de origem latina (Solstitium) - associada à ideia de que o Sol ficaria estacionário, ao atingir a sua posição mais alta ou mais baixa no céu - serve para definir os pontos do percurso elíptico que a Terra faz em torno do Sol, nos quais se atingem as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador (vejam desenho móvel explicativo aqui).

O Solstício de Inverno este ano teve início no dia 22 de Dezembro. Neste dia teve início o Inverno, no Hemisfério Norte. É a estação mais fria do ano e prolonga-se por 88 dias, aproximadamente até à chegada do Equinócio (Primavera,que irá ser no dia 20 de Março de 2008.

O SOLSTÍCIO DE INVERNO E AS DIFERENTES CULTURAS

O Solstício de Inverno era conhecido como o “nascimento do sol”

Desde há muitos, muitos anos é festejado por todos os povos no hemisfério norte.

Este acontecimento astronómico marcava o início do novo ciclo do Sol sobre a Terra, com dias cada vez maiores e mais quentes. A esta data associavam-se rituais ou festas muito importantes, por se associar a ela a ideia do novo renascimento da natureza e, assim, da vida.

As civilizações mais antigas viam o Sol como sendo o filho da luz e a luz para eles representava a manifestação visível de Deus.

Nos povos asiáticos, o Solstício era representado por um velho de barbas brancas e roupa vermelha. Esse ser representava Deus na Terra e os asiáticos acreditavam que esse Deus encarnado trazia para a Humanidade o seu filho Sol.

Os Egípcios festejavam o Solstício com rituais onde era dado especial realce ao lançamento das sementes à terra.

Os Maias elaboraram um calendário perfeito usando o Solstício como o início do ciclo do Sol e da Lua na Terra.

Para os Cristãos, o Solstício deixa de ser festejado com as características de festa pagã que era, até então, para dar lugar ao Natal como a festa do nascimento de Cristo - também aqui celebrando um novo ciclo de vida. A festa, tal como a vivemos hoje, continua a ser a festa das luzes.

Em Trás-os-Montes ainda há rituais com um misto de festa pagã e cristã .

onde figuras como "Os Caretos" são reis e senhores por um dia, simbolizando o fim de um ciclo e o início de um novo.
Com a luz do solsticio, um 2008 cheio de sonhos e concretizações, onde "o Mundo pule e avançe como bola colorida entre as mãos de uma criança" (António Gedeão).

submetido por Lourdes em 16:21

2 Comentários:

  • Pois é... esta "bola colorida" traz constantemente um fôlego diferente às nossas vidas. É um espectáculo repetido milhares de vezes e no entanto enche-nos de surpresa e deslumbramento como se o víssemos sempre pela primeira vez...
    Beijinhos

    Por Anonymous Anónimo, em 7:03 da tarde  

  • Olá Lígia!
    Então quando a "bola colorida" é vista junto ao mar, é sempre um deslumbramento, a mim dá-me energia.
    Beijinhos Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 7:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal