Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


04 novembro 2007

O poder de um desenho feito por um menino de 8 anos…

Ao ler o Jornal Público de ontem não pude deixar de reflectir sobre a notícia de primeira página “Darfur - A acusação das crianças”.

Talvez por ser professora de Educação Visual e estar consciente de que o desenho é uma forma muito forte de comunicação universal, a notícia tocou-me, especialmente. Vi demoradamente o desenho e analisei-o com atenção.


Sei que é um processo de expressão manual, mas só é possível porque os nossos olhos vêm. Ao desenharmos, o nosso cérebro mobiliza a inteligência, a sensibilidade e liberta o nosso estado de espírito. O desenho pode dar voz imediata ao pensamento, como outras formas de comunicação.
Foi isto que aconteceu com os meninos de Darfur, que assistiram aos massacres de uma guerra que não escolheram, não querem, mas viveram e nela se viram envolvidos…

Hoje um desses meninos tem 12 anos, está num campos de refugiados os seus desenhos são o único testemunho em imagem de uma guerra que já fez 300 mil mortos.

O poder destes desenhos pode, assim, vir a ter uma importância muito grande, pois eles são praticamente os únicos registos da violência a que as populações estiveram sujeitas durante estes últimos quatro anos. Poderão servir de prova no tribunal para julgar os responsáveis pelas atrocidades cometidas…


Os desenhos foram obtitos neste endereço

submetido por Lourdes em 19:59

2 Comentários:

  • Olá Lourdes,
    Gostei muito do seu blog "Esboço a Vários Traços" tão dinâmico, cheio de excelentes fotos dos trabalhos desenvolvidos em EVT, caso para dizer: "EVT em acção". Já fui conquistada para este espaço.
    Bons trabalhos.

    Por Blogger Marta Pinto, em 6:23 da tarde  

  • Olá, Marta
    O seu blog também me conquistou e por conseguinte fiquei sua fã.
    Como me é difícil ter um blog com as características do seu, fiz link para o seu por considerar da maior importância para professores e alunos envolvidos nas áreas artísticas.
    Um abraço Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 11:42 da manhã  

Enviar um comentário

<< Principal