Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


05 outubro 2007

Dia Mundial do Professor

Antes de se ser professor, foi-se aluno…
Para mim ser aluna foi importante não só pelos ensinamentos científicos mas, muito mais importantes, foram as relações interpessoais que desenvolvi com colegas e professores.

- Fotos com colegas e professores, enquanto aluna

Tive tempo para viver e conviver com professores e colegas, para além da esperada transmissão de conhecimentos. Os adultos estavam por perto, não por imposição (aulas de substituição ou outras, pós-currículo escolar), mas porque todos tínhamos como objectivo aprender uns com os outros, numa troca de experiências que sempre se revelou enriquecedora e motivadora.

A formação cívica era absorvida em casa e na escola, no convívio normal de todos os dias... Era na prática que o nosso conhecimento se tornava razão.

O excesso de teoria, burocratizante, nunca foi nem será ensinamento frutuoso. É aprendendo e fazendo, num processo contínuo, que nos enriquecemos e nos tornamos cidadãos mais consistentes.

Gosto de ser professora, gosto dos meus alunos, gosto de ensinar. Desejo um ensino sempre melhor, vivo e activo e despojado de excesso de burocracias, que perturbam a missão educativa, não passando de expedientes para ocupação de tempo dentro das instalações da escola, a maior parte das vezes, sem meios nem condições, logo em nada beneficiando professores nem alunos.

A Escola é muito mais que o espaço limitado do edifício...


... ela é e tem de ser um lugar de transmissão de conhecimentos mas, também, de convívio entre pessoas que querem crescer e viver saudáveis, em comunhão de vida e partilha de saberes, contribuindo assim, de forma positiva, para o enriquecimento da malha social envolvente e do mundo todo, afinal.

submetido por Lourdes em 15:21

6 Comentários:

  • Inteiramente de acordo consigo.
    Aqui fica o tal abraço solidário.

    Por Blogger Setora, em 8:45 da tarde  

  • Inteiramente de acordo consigo.
    Aqui fica o tal abraço solidário.

    Por Blogger Setora, em 8:46 da tarde  

  • Inesperadamente gaguejei.
    Paciência, ficou o abraço duplicado.

    Por Blogger Setora, em 8:48 da tarde  

  • Totalmente de acordo... E como eugostava dos meus professores e colegas de escola... o ambiente era bom, dias que não vou esquecer :-)

    Por Blogger Andreia, em 10:31 da tarde  

  • Ligeiramente atrasado: aquele abraço.

    Por Blogger Paideia, em 6:13 da tarde  

  • Os vídeos com os desenhos do Dia Mundial da Música já estão no meu cantinho! Dá lá um saltinho!:-)

    Por Blogger Andreia, em 12:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal