Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


15 julho 2007

Consciência de Identidade



Porque somos cidadãos do Mundo, da Europa, de Portugal, em Oeiras, como em qualquer outro lugar, podemos tomar consciência de quem somos conhecendo a nossa identidade e tradições, através de iniciativas como as que tiveram lugar na biblioteca de Algés, no Palácio Ribamar.

Ao conhecermos a nossa História e identidade como povo podemos perceber melhor quem somos e que papel desempenhamos no mundo global.

Ter como referência algumas tradições que são transmitidas de geração em geração, que foram conservadas, passando de boca em boca, hábitos e costumes que ainda hoje coexistem com o mundo moderno, ajuda-nos a perceber melhor, então, qual esse papel e em que medida somos importantes no concerto do mundo.

Caretos de Podence - vieram de Trás-os-Montes, abriram a festa com gritos, saltos e chocalhadas. Vinham em alegre e provocadora correria fazendo balançar os chocalhos e os badalos usados nas vacas que, trazem dependurados à cintura e a tiracolo.

O Alentejo esteve representado com um grupo de homens que vive na Damaia, nos arredores de Lisboa, mas canta a sua terra. As vozes entoaram o cante, o coro fez-nos sentir o Alentejo em Algés.


Sabes que estes cantares são candidatos a património mundial pela sua beleza e diferença?



Depois, esta portuguesa, que canta músicas inspiradas nos cantares tradicionais.


Chama-se Amélia Muge. É apreciada noutros países e pouco conhecida entre nós.


São de Oeiras; têm várias profissões; são mulheres citadinas que cantam canções tradicionais de todo o país. Cantam a vozes, em coro, sem música de fundo. Com o seu excelente conjunto de vozes ensinam-nos a beleza dos cantares tradicionais portugueses.


Ouvi-las é um prazer para os sentidos. São o Cramol.

Já as ouviste? Se puderes, não as percas e vais entender melhor o que te digo.




Este espectáculo constituiu o encerramento do curso de Verão na Biblioteca de Algés que contou com a colaboração do

Instituto Estudos de Literatura Tradicional (IELT).

submetido por Lourdes em 17:46

1 Comentários:

Enviar um comentário

<< Principal