Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


03 março 2007

Percepção da cor…

Sem luz não existe cor!

- foto de Jorge Castro

A luz e a cor são inseparáveis: se não há luz, não há cor. Num ambiente sem luz do Sol ou luz artificial não vemos qualquer cor; dir-se-ia que tudo fica preto - a propósito, sabes que o preto é a ausência da cor?

Com a luz vemos todas as cores. Nos finais do século XVII, o fisico inglês Isaac Newton descobriu o segredo desta afirmação e o porquê do arco-íris. A luz branca do Sol é composta por todas as cores. Ao ser decomposta pelas gotículas de água - que funcionam como prismas ópticos - conseguem ver-se essas cores individualizadas.


- foto de Jorge Castro

Newton demonstrou esse fenómeno utilizando um prisma triangular de vidro (prisma óptico). A luz branca, ao atravessar o prisma, refracta-se (decompõe-se) nas sete cores do arco-íris.

Sabes quais são essas cores e qual a sequência em que nos aparecem na Natureza?

Outro dos nomes a reter é o do pintor Itten, que foi um estudioso da cor. Construiu um círculo cromático para o estudo da cor-pigmento (são todas as cores que nós usamos ao pintar com lápis de cor, canetas de fletro, guaches ou outras formas de colorir objectos).


Considerou três grupos de cor: Primárias, Secundária e Terciárias.

As cores Primárias são cores no estado puro. Magenta, Azul Ciano e Amarelo (as que estão no triângulo interior).

As cores Secundárias são compostas pela mistura, em proporções iguais, de duas cores primárias. São elas: Laranja, Verde e Violeta (as que compõem o hexágono exterior ao triângulo).

Se fizeres a mistura em proporções diferentes obténs todas as outras cores, que são as cores Terciárias (as que se encontram entre as circunferências da figura acima).

Dá-me uma impressão tua sobre a cor, que possa ocorrer-te quando pensas em roupa, ambiente, casa, escola, etc.

submetido por Lourdes em 20:24

33 Comentários:

  • olá professora vamos tentar responder às perguntas
    1-as cores são: vermelho,laranja,amarelo,verde,azul,anil e violeta .
    2-Branco porque o branco é o conjunto de todas as cores.

    Beatriz Silva
    Raquel Afonso
    Matilde Rente 5ºJ

    Por Anonymous Anónimo, em 10:43 da manhã  

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    Por Anonymous Anónimo, em 9:53 da manhã  

  • queria fazer esta esperiencia

    Por Anonymous Anónimo, em 12:03 da tarde  

  • Sim sei que o preto é a ausencia de cores

    Por Anonymous Anónimo, em 12:08 da tarde  

  • sim sabia porque não se vê nada.
    vermelho,laranja,amarelo,verde,azulclaro,anil e violeta e estas são as cores e a sua sequência.
    na natureza estamos rodeados de cor nas flore nas árvores em tudo e gosto de estar rodeado por isso

    Por Anonymous Anónimo, em 12:18 da tarde  

  • 1. Sim, sei que o preto é a ausência da cor porque quando não há luz não existe cor.

    2. A sequência da cor do arco-íris é vemelho, laranja, amarelo, verde, azul ciano, anilo e violeta.

    3. Eu gosto da cor laranja porque é uma cor alegre, e gosto de a ver aplicada na roupa...

    Por Anonymous Anónimo, em 12:19 da tarde  

  • 1. sim sei que o preto é a ausencia de cores porque sem luz nao há cor.
    2.vermelho, laranja, amarelo, verde, azul ciano, anilo, violeta
    3.gosto de laranja no quarto porque é confortavel e gosto de vestir azul e rosa claro na roupa

    Por Anonymous Anónimo, em 12:24 da tarde  

  • nós achamos que o preto é ausência de cor porque se não houvesse cor no mundo tudo era preto e sem as cores não víamos nada.
    a sequência de cores do arco íris é a seguinte:vermelho,laranja,amarelo, verde,azul,roxo e anil

    Por Anonymous Anónimo, em 12:24 da tarde  

  • O preto é a ausência de cor porque no escuro só se ve preto não ha mais nenhuma cor.
    As cores do arco-íris são: Vermelho, Lanranja, Amarelo, Verde, Azul claro, Azul escuro e roxo.
    Eu gosto muito de vestir cor de laranja e azul.
    Quando estou no meio do ambiente fas me lembrar o Verde porque quase toda a floresta é verde e ainda bem.
    A escola faz-me lembrar Branco.
    Inês Castro 5ªA

    Por Anonymous Anónimo, em 12:28 da tarde  

  • Olá prof.

    o preto é a ausência de cor, porque quando está escuro não se vê nada.
    As cores aparecem-nos na Natureza por esta ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

    Das suas alunas:

    Raquel e Vera do 5ºA

    Bjs.

    Por Anonymous Anónimo, em 12:28 da tarde  

  • 1-Sim, porque o preto é o contrário de branco, que são todas as cores juntas.

    2-As cores do arco-íris são Laranja,vermelho,amarelo,verde,azul claro,azul escuro e violeta.
    3- Eyu gosto mais de vestir vermelho,gosto muito da cor dos malmequeres,gosto da cor dos meus cortinados,azul e na escola o que gosto mais da cor dos armários da sala de "multiusos", azul escuro.

    Beatriz Negreiros 5ºa

    Por Anonymous Anónimo, em 12:29 da tarde  

  • 1-sim,o preto é ausência de cor porqe quando á luz não há cor.
    2-As cores do arco-íris são:
    Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, azul escuro e roxo.
    3-quando me vou vestir penso em laranja, azul e verde, a cor do ambiente é mais para o verde, em minha casa penso em azul e a cor da escola penso em branco.

    Por Anonymous Anónimo, em 12:30 da tarde  

  • 1.Eu acho que o preto é a ausencia da cor porque quando está escuro não se veem cores.

    2.Vermelho; Laranja; Amarelo; Verde; Azul Claro; Azul Escuro; Roxo.

    3.A cor que eu mais gosto de vestir á azul. Quando penso em ambiente penso em verde.Quando penso em casa penso em branco. Quando penso na escola penso em vemelho. Quando penso no meu quarto penso em azul e verde.

    Margarida 5ºA nº19

    Por Anonymous Anónimo, em 12:34 da tarde  

  • o preto é ausência de cor porque sem luz nãò se vê nada

    Por Anonymous Anónimo, em 3:41 da tarde  

  • O preto é uma ausencia de cor porque sem luz não se vê nada





    catarina e lourenço 5ºJ

    Por Anonymous Anónimo, em 3:43 da tarde  

  • Quando penso em roupa lembro-me da cor AMARELO.
    Quando penso em ambiente lembro-me da cor VERDE.
    quando penso em casa lembro-me da cor BRANCA.
    Quando penso em escola lembro-me da cor VERMELHO.

    Por Anonymous Anónimo, em 3:45 da tarde  

  • na roupa:azul ambiente: verde
    casa:branco escola:vermelho


    Lourenço e Catarina 5ºJ

    Por Anonymous Anónimo, em 3:49 da tarde  

  • Olá Stora
    vamos tentar responder às perguntas:

    1.Nós achamos que o preto é a ausencia da cor porque quando está escuro não se veêm cores.

    2.As cores do arco-íris estão na seguinte ordem na Natureza:vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

    3. Branco, porque o branco é a junção de todas as cores.

    Raquel Laureano Beatriz Silva
    5ºJ

    Por Anonymous Anónimo, em 3:50 da tarde  

  • 1- o preto e a ausensia de cor porque quando esta escuro nao se ve nada.
    2-vermelho;laranja;amarelo;verde;azul claro;azul escuro;roxo.
    3-
    A cor que eu mais gosto de vestir á azul. Quando penso em ambiente penso em verde.Quando penso em casa penso em branco. Quando penso na escola penso em vemelho. Quando penso no meu quarto penso em azul e verde.

    Por Anonymous Anónimo, em 3:52 da tarde  

  • o preto é ausência de cor porque sem luz não se vê nada.

    quando eu me visto gosto de me vestir de verde porque é do meu clube, quando eu penso no ambiente penso também no verde porque é a cor das ervas da floresta vista de cimaetc...

    de: Miguel Graça Nº 19

    Por Anonymous Anónimo, em 3:53 da tarde  

  • 1ªo preto é a ausencia da cor porque quando não a luz nao se ve as cores.


    2ªVermelho; Laranja; Amarelo; Verde; Azul Claro; Azul Escuro; Roxo.

    3ªA cor que eu mais gosto de vestir á azul. Quando penso em ambiente penso em verde.Quando penso em casa penso em branco. Quando penso na escola penso em vemelho. Quando penso no meu quarto penso em azul e verde.

    Por Anonymous Anónimo, em 3:54 da tarde  

  • 1. Sim porque quando está escuro não se vê cor.
    2. As cores do arco-íris são:
    - Vermelho
    - Laranja
    - Amarelo
    - Verde
    - Azul Claro
    - Azul Escuro
    - Roxo
    3. Roupa-roxo
    Ambiente-verde
    Casa-vermelho
    Escola-cinzento
    Mar-azul


    carolina, Marta, Joana.

    5ºJ

    Por Anonymous Anónimo, em 3:57 da tarde  

  • 1.Sim, porque só há preto quando a luz do sol está ausente.

    2.Essas cores são:Vermelho,Laranja,Amarelo,Verde,Azul claro,Azul escuro e Roxo.

    3.roupa-azul
    ambiente-verde
    casa-branco
    escola-vermelho
    mar-azul
    sol-amarelo

    Por Anonymous Anónimo, em 3:58 da tarde  

  • Stora, nós enganámo-nos a reponder á 3.

    3.Quando pensamos em roupa as cores em que pensamos é Azul e Verde. Quando pensamos no ambiente a cor em que pensamos é o Verde.
    Quando pensamos numa casa as cores em que pensamos é Amarelo e Branco. Quando pensamos na escola as cores em que pensamos é Azul e Vermelho.
    Raquel Laureano e Beatriz Silva
    5ºJ

    Por Anonymous Anónimo, em 4:00 da tarde  

  • o preto é ausência de cor porque sem luz não se ve nada.

    eu gosto da cor zul porque é uma cor clara

    quando veijo a erva lembrome da cor verde

    Por Anonymous Anónimo, em 4:00 da tarde  

  • o preto é ausência de cor porque sem luz não se ve nada.

    eu gosto da cor zul porque é uma cor clara

    quando veijo a erva lembrome da cor verde

    Por Anonymous Anónimo, em 4:00 da tarde  

  • Essas cores são VERMELHO, LARANJA, AMARELO, AZUL, AZUL ESCURO e ROXO.

    Por Anonymous Anónimo, em 4:01 da tarde  

  • Sim sabemos que o preto é a ausência da luz.
    As cores são vermelho, laranja, amarelo, verde, , azul, anil, violeta
    Tiago:eu na roupa gosto mais de vestir preto, quando penso no ambiente penso no verde, quando penso em casas penso que têm a cor branco, e quando penso na escola penso sempre que têm a cor branca.
    Ricardo:eu na roupa gosto mais de vestir vermelho ,quando penso eno ambiente penso em verde,quando penso em casas penso que têm a cor branco,e quando penso na escola penso sempre que têm a cor branca.

    Por Anonymous Anónimo, em 4:03 da tarde  

  • 1ª-Sim sabemos que o preto é a ausência de cor.

    2ª-Sei,as cores são: vermelho, laranja,amarelo,verde,ciano,azul escuro,violeta.

    3ª-O Ambiente onde eu vivo faz-me lembrar as cores verde,beje,branco,amarelo,azul,etc.A praia faz-me lembrar o azul,verde,amarelo,branco,etc.Gostomais de vestir coisas azuis(Bernardo).E a minha escola faz-me lembrar o vermelho, azul, verde, branco.

    Por Anonymous Anónimo, em 4:08 da tarde  

  • olá setora,vamos responder ás perguntas:

    1-Sim.
    2-As cores são:vermelho,laranja,amarelo,verde,azul,anil e violeta.
    3-Ambiente-verde,Escola-vermelho,
    roupa-branca,casa-amarelo.

    Matilde nº18
    Raquel A. nº21 5ºj

    Por Anonymous Anónimo, em 4:15 da tarde  

  • Olá a todos
    Estão todos de parabéns, a vossa participação foi boa, as respostas às minhas perguntas estão quase todas correctas, na aula rectificaremos as resposta
    um beijinho da professora Lourdes

    Por Blogger Lourdes, em 6:55 da tarde  

  • Olá professora,
    1- A sequência é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
    2- Ambiente- verde escuro e claro, casa- branco
    Bjs.
    Até Sexta.

    Por Anonymous Anónimo, em 7:21 da tarde  

  • Muito liinda o site de vcs!
    Me ajuuudou em um trabalhoo para a escola:)Um beeiiijão DE
    Karoolina -rs

    Por Anonymous Anónimo, em 3:36 da manhã  

Enviar um comentário

<< Principal