Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


17 março 2007

Almada Negreiros…

…a espinha dorsal do modernismo português.

Nos murais da Gare Marítima de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbitos as figuras humanas que podemos apreciar aparecem-nos como que saídas de uma cena teatral.

Foi isso que os alunos do 9ºano turma C, da escola Conde de Oeiras, nos quiseram mostrar quando reproduziram um dos murais mais polémicos do tríptico da gare Marítima de Conde de Óbitos, “Cenas de um Domingo Lisboeta”.

Alguns preconceituosos - estávamos nos anos 40 do século XX - acharam que a referência à partida de emigrantes pobres e a representação de saltimbancos (painel reproduzido pelos alunos) afastaria os turistas…

Deve-se - tanto quanto se julga saber - a António Ferro e ao Dr. João Couto, director do museu Nacional de Arte Antiga, à época, a defesa destas pinturas que hoje são parte do nosso património.


E foi graças aos alunos e à professora Rita, Viana que eu foi rever os murais.

A visita integrou-se nos 100 anos do porto de Lisboa. Fomos guiados pelo crítico de arte Rui-Mário Gonçalves, que nos presenteou com uma interessante dissertação sobre os painéis, Almada e o seu enquadramento histórico e artístico .


Almada retratou os portugueses como povo. É um povo que sofre mas consegue finais felizes (a lenda da Nau Catrineta) ...

Nós, pessoas e Escola (professores, alunos, Encarregados de educação, pessoal não docente) , tornamo-nos todos mais sabedores quando partilhamos saberes e experiências.

Se tiverem oportunidade vão até lá e apreciem um dos pintores portugueses que foi ousado, polémico, futurista.

A escola tem de ser futuro. Não esquecendo os saberes do passado, vivendo o presente, estando atento ao que nos rodeia, para encarar o futuro como seres activos e participativos. Só assim seremos nós a construi-lo.

submetido por Lourdes em 13:58

1 Comentários:

  • Olá, Lourdes,

    Estive agora a ver o teu blog, gostei de todos os teus posts(acho que é asim que se diz), e achei os trabalhos gráficos sobre o rosto(ponto,linha e mancha) muito bons e com grande qualidade, além dos outros. Parab´ns pelo teu blog e continuação do bom trabalho.
    Muitos beijinhos
    Guida

    Por Anonymous Anónimo, em 5:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal