Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


20 agosto 2007

eu desenho... tu desenhas...

Desenhamos porque os nossos olhos apreendem o mundo à nossa volta.


Desenhar é um processo mental de comunicação humana.


Desenhamos porque o nosso cérebro identifica formas, contornos e espaços. Tendo capacidade de aceitar uma representação em substituição da imagem real, um desenho nunca é igual ao que vemos, implica sempre um processo mental que está associado à capacidade de abstracção simbólica e sinalética que existe na génese de toda a comunicação humana.


O objecto artístico estimula os nossos sentidos, a mente, o intelecto e a capacidade de desencadear prazer estético, que é mental e directamente físico. Que é imprescindível à própria vontade de viver.

A expressão ou comunicação através da arte é tão profundamente humana que, desde a Pré-História, se tem manifestado em todo o mundo. Todos os ensinamentos que podemos tirar acerca do homem primitivo são dados, pelas suas ossadas e pelo fabrico de objectos utilitários, que muitas vezes estão decorados com desenhos. Desde sempre o homem necessitou de satisfazer o seu tacto, a sua visão e o seu espírito.


Desenhar é um acto banal. Todos nós já desenhámos. A possibilidade de fazer um desenho mobiliza o nosso cérebro de forma específica e interligada por sermos animais visuais.


Ao desenhar estamos a ter uma relação directa com a mente, construindo a possibilidade de elaborar um modo de pensar que desenvolve uma relação entre o olhar e a sua relação directa com o gesto.



Traços, manchas são identificadas pelo cérebro, representando formas e espaços do mundo que habitamos.



Os olhos vêem, o cérebro regista, a mão executa, a criatividade surge e o desenho nasce.


- As fotos foram obtidas na Escola Conde de Oeiras, em Oeiras, durante a execução de trabalhos pelos alunos.

submetido por Lourdes em 18:52

1 Comentários:

  • Lourdes!
    Em resposta à tua visita no meu blogue, aqui vai: de momento ando a traduzir e não a ensinar. Isto qualquer dia alguém vira a ponta ao prego, mas por enquanto é assim. Mas vou estar de orelhas em pé como as rapousas! Se conhecer professoras por aqui interessadas em intercâmbios, logo te direi! Beijos e boas bloguices! Fiquei impressionada por ter lido no teu blogue que ainda tens amigos de infância! Ele há coisas fantásticas!:-)

    Por Blogger pessoana, em 4:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal