Title image

links


links

links



links


dot Trabalhos dos alunos


16 março 2010

Caldas da Rainha - Visita de Estudo

Este foi o encontro de duas professoras, uma com um Jardim de Letras, outra com Esboços a Vários Traços, sítios onde florescem as palavras e as artes plásticas de cada aluno, das turmas 6ºC, da Escola D. João II, nas Caldas da Rainha, do 6º H da Escola Conde de Oeiras, em Oeiras.
Os alunos de ambas as escolas foram-se conhecendo através dos blogs das professoras Lígia Lima e Lourdes Calmeiro. Foi nascendo a ideia de um dia juntarmos as nossas turmas...

Este ano lectivo já abordámos a pintura cerâmica e modelámos a argila, debruçámo-nos ainda sobre a Biodiversidade, dando-lhe expressão artística (um dia destes mostraremos o que fizemos). Pretexto suficiente para uma visita de estudo ao Museu da Cerâmica nas Caldas da Rainha.
Vamos conhecer ao vivo a professora Lígia do blog Jardim das Letras e os alunos do 6ºC da Escola D. João II, num intercâmbio entre escolas e blogues.

Da Escola Conde de Oeiras participaram os professores de Educação Visual e Tecnológica, Lourdes Calmeiro e Rafael Martins, e a professora de Língua Portuguesa, Isabel Serra, e os alunos da turma do 6º H.


Créditos fotográficos: Professoras; Iabel Serra, Ligia Lima e Lourdes Calmeiro

De manhã, visita ao Museu da Cerâmica:

Criado em 1983, encontra-se instalado na Quinta Visconde de Sacavém, um palacete decorado com azulejos, próximo da antiga fábrica de Bordalo Pinheiro. O espólio abrange mais de 15 mil peças de cerâmica, dos séculos XVI a XX, estando representados os principais autores, unidades de produção e correntes artísticas portuguesas, com destaque para a arte caldense.
Os jardins do palacete, de gosto romântico, têm alamedas, floreiras e lagos ornamentados com peças de cerâmica.
De seguida, frequentámos um atelier de modelação com argila, tendo como tema a Biodiversidade inspirada na cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro.
A professora Lígia veio ter connosco ao museu e ainda tivemos tempo para dar um espreitadela
ao «Espaço da Concas» e apreciar parte da obra desta pintora que foi também professora de Educação Visual da Escola D. João II.

Almoço na Escola D. João II onde fomos recebidos pelos alunos do 6º C e pela Directora de Turma, a professora Vitorina.

Visitámos a Escola, a exposição «Chapéus do Mundo», cujas obras expostas tiveram um precioso contributo do 6º C, que estão de parabéns!

Na Biblioteca pudemos ver a exposição “Art Mode” realizada pelos alunos do 3º ciclo.

No Auditório continuámos o nosso agradável convívio. Alguns alunos do 6º C tinham preparado umas surpresas: lengalengas, uma curta dramatização sobre “O Rapaz de Bronze” e pequenos “desafios/adivinhas” para colocarem aos colegas do 6º H da nossa Escola.

No final, trocaram-se pequenas lembranças feitas por uns e por outros nas aulas de E.V.T. e ainda houve tempo para saborearmos os “Beijinhos” das Caldas.

Por fim ficou a promessa de nos voltarmos a encontrar, desta vez em Oeiras.

Obrigada a todos, alunos e professores. Foi um óptimo dia.

submetido por Lourdes em 19:15

5 Comentários:

  • Ufff! Já estava com saudades das tuas sempre boas notícias :)))

    Para o ano talvez ainda não seja possível - em Setembro, será o início da 2ª fase das obras da AA (oficinas lá para baixo, para o 'acampamento', onde estão agora 'as teóricas' e nós mudaremos para o 'palácio'- mas, depois, também gostaria de uma visita dos teus meninos e tu, Lourdes, poderás matar saudades... Que te parece?

    Beijinhos
    e.

    Por Anonymous eli, em 8:05 da tarde  

  • foi muito giro e divertido!!!!!

    Por Anonymous Anónimo, em 6:49 da tarde  

  • Olá! Também achámos um dia muito agradável! Foi descontraído e é sempre uma experiência enriquecedora.
    Boa Páscoa e aproveitem bem as férias!
    Beijinhos,
    Lígia

    Por Anonymous Lígia, em 10:05 da tarde  

  • Ainda cá volto só para dizer que as fotografias são bem elucidativas de como esta jornada correu tão bem. Acho que estamos todos com ar feliz e de parabéns! : )))

    Por Anonymous Lígia, em 10:16 da tarde  

  • O outro lado do espelho

    Por Anonymous Anónimo, em 8:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Principal