Title image

links


links

links


links


dot Trabalhos dos alunos


31 agosto 2012

Professora com 37 anos de serviço

Não concorri ao lugar de professora do ensino público por o desejar muito ou tão pouco por especial vocação. Foi uma oportunidade que surgiu, à qual correspondi, fui aceite e fui moldando o meu gosto à profissão e a profissão ao meu gosto.

Passei as passas do Algarve como as passaram muitos dos colegas que abraçaram esta profissão. 

No entanto, acreditei sempre num ensino público de qualidade na transmissão do conhecimento. Tive momentos de grande prazer, diria mesmo de uma boa realização profissional, que me proporcionou, também, óptimas relações humanas. Tive alunos, colegas e escolas que me marcaram e ficaram para sempre presentes, como parte integrante e indelével da minha vida. 

Hoje, por opção pessoal, aposento-me prematuramente de um ensino público cada vez mais afastado da qualidade e do conhecimento, de acordo com os meus ideais, e de onde se renega, a cada dia que passa, entre muitas outras coisas, esse saber elementar de que a prática é o supremo conhecimento da razão, pois que o conhecimento estimula-se e desenvolve-se fazendo. 

A economia sem regras e os desvarios políticos cansam-me. A sensação de ter deixado de contribuir, por força desses desvarios, para uma sociedade mais justa e mais digna através da minha actividade docente gerou em mim um sentimento de desconforto incompatível com a minha permanência no actual estado do ensino público em Portugal. 

Interrompo, assim, a minha carreira no ensino com a dignidade com que a iniciei e sem abdicar de um só dos objectivos que sempre nortearam a minha actividade docente. Nunca abandonarei o espírito de missão de professora, para o que se me impõe o aprender sempre mais, procurando o saber onde ele existe e partilhando o conhecimento com quem me rodear. 

Para todos aqueles que receberem esta minha mensagem, estarei sempre disponível para partilhar uma iniciativa cultural com a mesma calma tranquila ou serena inquietação com que vos acompanharei num café ou num chá de cordial convívio. Vamo-nos vendo por aí… 

Um grande abraço e felicidades para todos vós. 

Um mimo de alguns dos meus últimos alunos


Etiquetas:

submetido por Lourdes em 12:27 | 3 comentários